Banca de DEFESA: DAVILENE SOUZA SANTOS

DISCENTE : DAVILENE SOUZA SANTOS
DATA : 17/10/2019
LOCAL: SALA 406 - PAF 5

O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA: VERIFICAÇÃO DA ADESÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA I

Repositório Institucional. Universidade. Comunicação científica. Acesso aberto. Programa de Pós-Graduação.

Um Repositório Institucional é uma ferramenta que permite o armazenamento, preservação e memória de uma universidade, elevando a visibilidade da produção acadêmica e científica. Disponibilizar o conhecimento produzido nas Instituições de Federais de Ensino Superior é um dos pilares que sustenta a existência dos repositórios. Já a democratização do acesso à informação é parte integrante do Movimento de Acesso Aberto, do qual originaram-se os repositórios. Nesse sentido, este estudo propõe-se a verificar como vem ocorrendo a disponibilização de conteúdo resultante da produção científica dos cursos de pós-graduação da Área I, no período de 2010 a 2018 no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia. Dessa forma, objetivou-se analisar a disponibilização de conteúdo resultante da produção científica nos programas de pós-graduação da Área I entre 2010 e 2018 no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia, através da observação sistemática das subcomunidades dos programas de pós-graduação no Repositório; assim como a identificação dos tipos de documentos inseridos, e investigar, junto aos coordenadores de curso, os critérios utilizados pelos programas para inserção da produção acadêmica e científica nesse ambiente virtual. Para o alcance dos objetivos propostos, adotamos com instrumento de coleta de dados, a observação sistemática da subcomunidades no Repositório e das homapage dos programas, além da aplicação de questionário aos coordenadores dos cursos de pós-graduação da Área I, através da ferramenta SurveyMonkey. A pesquisa possui natureza qualitativa-quantitativa, que visa descrever os fenômenos de modo categorizados e numericamente. A estrutura deste trabalho apresenta-se dividida em: apresentação; percurso metodológico; artigo publicado na revista Acesso Livre, intitulado “Panorama de consumo da informação: da oralidade ao Movimento de Acesso Aberto”; segundo artigo publicado, agora na revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, intitulado “A comunicação científica no repositório institucional da UFBA: levantamento na Área I”. Em seguida, apresentamos as análises e discussões dos resultados, divididas em três subseções. Por fim, trazemos as considerações finais com recomendações para trabalhos futuros. O estudo revela a necessidade de intervenção das instâncias superiores da instituição, junto à comunidade acadêmica e científica, para alavancar o uso e a disponibilização de conteúdo no Repositório Institucional, não como mais uma base de dados local e superficial, como alguns coordenadores colocaram, mas como um espaço de preservação, memória e visibilidade da instituição. Consideramos, de todo modo, que o estudo foi satisfatório, ao possibilitar a identificação de possíveis entraves e dificuldades da Área I da universidade, para a disponibilização de conteúdo em acesso aberto. Constatamos que, na sua maioria, os programas tendem a incentivar a inserção de conteúdo, mas ainda de forma irrelevante, sem definições de procedimentos e mesmo incentivos.

Externo ao Programa - 1938164 - KATIA DE OLIVEIRA RODRIGUES
Externo ao Programa - 6287507 - NIDIA MARIA LIENERT LUBISCO