Banca de DEFESA: ROSANA NADJA SILVA REGO REGNER

DISCENTE : ROSANA NADJA SILVA REGO REGNER
DATA : 03/07/2019
LOCAL: PAF 5 - SALA 407

Financiamento da educação superior brasileira: um estudo de revisão integrativa de literatura

Financiamento do ensino superior brasileiro. Instituições públicas e privadas.
Educação Superior. Produção científica.

Esta dissertação apresenta um estudo de revisão integrativa de literatura sobre o tema do
Financiamento do Ensino Superior (FES) no Brasil. O objetivo foi identificar o estado da arte
da produção científica e acadêmica relativa ao financiamento da educação superior no Brasil,
entre os anos 2005 a 2017. A metodologia partiu da aplicação dos descritores “financiamento”
and “educação superior” or “financiamento” and “ensino superior” nas bases de dados Portal
de Periódicos da Capes, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Brasileira de
Educação (BBE) do Portal do Instituto Anísio Teixeira (Inep) e Repositório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A partir dos critérios de pertinência temática, selecionou-se para análise cinquenta e dois artigos e os resultados da análise demonstraram que: a) O número de publicações ainda é relativamente pequeno em função da importância do tema; b) A maioria das publicações concentra-se em veículos da área de educação; c) Os trabalhos acerca do assunto concentraram-se em duas categorias temáticas: Políticas de financiamento da graduação e pós-graduação e Fontes e modelos de financiamento.

Interno - 285862 - FLAVIA GOULART MOTA GARCIA ROSA
Externo ao Programa - 1937925 - RODRIGO DA SILVA PEREIRA