Banca de DEFESA: CAROLINE DE JESUS FONSECA

DISCENTE : CAROLINE DE JESUS FONSECA
DATA : 05/07/2019
LOCAL: SALA 408 - PAF 5

INOVAÇÕES ACADÊMICAS: SEUS ATOS E DESAFIOS NA UFRB (2008 – 2017)

Ensino Superior. Bacharelados Interdisciplinares e similares. Currículo. UFRB.

Propostas curriculares diferenciadas, denominadas inovação, foram construídas num contexto de democratização do acesso e interiorização de universidades federais. A reestruturação acadêmica no âmbito da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), proposta a partir de sua adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), é apresentada especialmente através dos Projetos Pedagógicos dos Bacharelados Interdisciplinares e similares. As estruturas curriculares nesses projetos se justificam pela necessidade de superação de um sistema fragmentado e unilinear, convencionalmente existente. Após uma década da proposta, faz-se necessário contrastar as narrativas políticas e conceituais da inovação acadêmica a partir da realização dos cursos de Bacharelados Interdisciplinares em Saúde eem Ciências Exatas e Tecnológicas, conforme os Referenciais Orientadores para os Bacharelados e Interdisciplinares e similares, os Projetos Políticos Pedagógicos Institucionais e os atos instituintes dessa realidade na UFRB no período de2008 a 2017. Este trabalho foi realizado por meio de estudo qualitativo fenomenológico, que buscou produzir dados, descrevê-los e interpretá-los, para compreender a realidade contextualizada e posta em questão, contrastando as (des)conexões entre as forças políticas estabelecidas e instituídas com os processos instituintes no âmbito das tensões relativas às disputas das dimensões controladoras presentes na instituição, forjadas com base na lógica do pensamento e das engrenagens da modernidade. Verificou-se que a política estabelecida não foi suficiente para a adesão integral da UFRB ao modelo de ciclos; entretanto, destacam-se os protagonismos dos professores implicados, que, apoiados pela gestão, têm tornado a inovação possível e orgânica. Ficou evidente também que o estabelecimento de políticas de currículos inovadores não é suficiente para influenciar a reestruturação curricular de cursos existentes, embora mantenha o currículo permanente em pauta na instituição.

Externo à Instituição - DINALVA MELO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - PAULO GABRIEL SOLEDADE NACIF