Banca de DEFESA: NATANAEL CONCEICAO ROCHA

DISCENTE : NATANAEL CONCEICAO ROCHA
DATA : 06/06/2019
LOCAL: PAF 5 - SALA 407

A Pregnância das Políticas Afirmativas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: Narrativas Implicadas sobre Pertencimento Etnicorracial e Permanência Estudantil

Pregnância. Políticas Afirmativas. Permanência Estudantil. Narrativas Implicadas.

A pesquisa visa compreender como se dá a pregnância das Políticas Afirmativas através das atividades de ensino-formação, pesquisa e extensão da UFRB, isto é, como se dá a orientação da política institucional da UFRB, e as interfaces das políticas afirmativas a partir das experiências estudantis. Com a finalidade de sustentar a defesa, afiliei-me ao campo teórico das narrativas de vida-formação (DOMINICÉ, 1985; FERRAROTTI, 1979; NÓVOA e FINGER, 2010; PINEAU, 1985; POLLAK, 1989; 1992), identidade e diferença (SILVA, 2012), pertencimento e permanência no ensino superior (JESUS, 2007; 2010; JESUS e NASCIMENTO, 2013; ALVES, 2016; ALVES e NASCIMENTO, 2018), entrelaçando-os para responder às intenções deste estudo. A pesquisa se insere no campo da Etnopesquisa, sendo uma Etnopesquisa Implicada e Multirreferencial, como a define Macedo (2000), de cunho fenomenológico, qualitativo, que tem implicação direta com os estudos no campo da história de vida-formação (JOSSO, 1978), e com o campo da complexidade e multirreferencialidade (BURNHAM, 1993; ARDOINO, 1998). Nas considerações, a partir da colaboração de oito estudantes-bolsista inseridos nos grupos de pesquisa, extensão e ensino-formação, reúno elementos proeminentes das falas destes, cruzadas às experiências do pesquisador e da teoria, para avaliar os avanços das políticas afirmativas na UFRB, bem como os pontos de fragilidades e caminhos à potencialização da pregnância das Políticas Afirmativas.

Externo à Instituição - DELCELE MASCARENHAS QUEIROZ - UNEB
Externo à Instituição - GEORGINA GONÇALVES DOS SANTOS