Banca de DEFESA: VITOR GUIMARÃES MORAIS

LOCAL: SALA 408 - PAF 5

QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: A PERSPECTIVA DOCENTE

Qualidade. Qualidade na Educação Superior. Conceito de Qualidade. Universidade

Esta dissertação está apresentada no formato de coletânea, composta por dois artigos, e teve o objetivo de investigar as concepções de qualidade utilizada por docentes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O primeiro artigo, intitulado Qualidade da Educação Superior brasileira: Um modelo de análise, buscou apresentar os diferentes conceitos e categorias de qualidade que existem na literatura e discutir a utilização dessas definições na prática da Educação Superior brasileira. Para isso, baseou-se em livros sobre qualidade na educação, artigos e nas referências contidas nos trabalhos encontrados. Este primeiro trabalho foi estruturado em três seções principais, abordando o desenvolvimento histórico e a utilização do conceito de qualidade na educação; apresentação dos conceitos e categorizações encontrados na literatura e finalmente, a formalização de uma proposta para análise da qualidade. Verificou-se que os conceitos, apesar de variados, podem ser agrupados com base na perspectiva política em que foram pensados, entretanto, as categorizações não refletem essa forma de organização. Conclui-se que, para analisar a qualidade na educação, é preciso partir do viés político encontrado entre os conceitos, resultando na criação de duas categorias, a qualidade crítica e a qualidade instrumental. O segundo artigo, intitulado Qualidade na Educação Superior brasileira: A perspectiva docente, buscou identificar e compreender a concepção de docentes da UFBA acerca da qualidade de cursos de graduação. Para isso, utilizou-se entrevistas semiestruturadas com 12 professores de cursos variados, sendo possível identificar os principais descritores de qualidade nos seus discursos e verificar que, em sua maioria, pensam a Educação Superior através da qualidade crítica. Além disso, observou-se a emergência de temas comuns entre eles, indicando que a qualidade da educação deve partir de reflexões sobre os temas elencados.

Externo ao Programa - 3308243 - CLAUDIA SA MALBOUISSON ANDRADE
Externo ao Programa - 1544474 - FRANSLEY LIMA SANTOS