Banca de DEFESA: BIANCA CAROLINE SOUZA DE LIMA

DISCENTE : BIANCA CAROLINE SOUZA DE LIMA
DATA : 29/03/2019
LOCAL: PAF 5 - SALA 407

ESTÁGIOS NO CURSO DE PSICOLOGIA DA UFRB: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS, INSITUCIONAIS, CURRICULARES E FORMATIVAS PROFISSIONAIS

Estágio, Currículo, Formação profissional, Construção, Identidade

Este estudo tem como objeto as experiências dos estudantes na etapa dos estágios obrigatórios do curso de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com os objetivos de contribuir para a análise do impacto da política nacional e institucional de estágios na formação dos estudantes, descrever para compreender a concepção de estágio do curso, conhecer as experiências dos estudantes e professores no campo dos estágios, apontar referenciais através dos campos de estágio que possam integrar o currículo, a formação e a qualificação do estudante para atuar no mundo do trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva baseada na etnopesquisa-implicada e na pesquisa da experiência, em que a experiência do/a pesquisador/a e dos atores sociais se fortalece nas narrativas e na interpretação dos seus etnométodos. A pesquisa ocorreu durante o semestre letivo 2018.1 e foram entrevistados três discentes matriculados e cursando componentes curriculares de estágio e quatro docentes orientadores de estágios obrigatórios que participaram da entrevista compreensiva. O estudo apoiou-se nos conceitos de construção identitária, formação e os seis aspectos que envolvem os estágios na graduação que são: currículo, políticas, operacionalização, concepção, regulamentação e gestão. Os resultados destacaram a importância dos estágios para formação profissional, para a sociedade e as implicações entre/dos participantes desta formação, bem como, avaliaram os estágios do curso de Psicologia no âmbito estrutural, organizacional, curricular, política e legal.

Externo à Instituição - DJENANE BRASIL DA CONCEIÇÃO
Externo à Instituição - RITA DE CACIA SANTOS CHAGAS