Banca de QUALIFICAÇÃO: Edvaldo Mendes Araújo

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Edvaldo Mendes Araújo
DATA : 22/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Prof. Milton Santos, Sala 404 - PAF V
TÍTULO:

Políticas Públicas de Cultura para Afro-latinos – Brasil, Colômbia e Equador: 2003/2010 – Um estudo comparativo


PALAVRAS-CHAVES:

Afro-latinos; cooperação; cultura; política; raça


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Este projeto de pesquisa para obtenção do grau de Doutorado propõe o estudo das políticas públicas de cultura para os afro-latinos, que foram desenvolvidas pelo Ministério da Cultura do Brasil por meio da Fundação Cultural Palmares, no período compreendido entre os anos de 2003 a 2010, que influenciaram as políticas de cultura desenvolvidas na Colômbia e no Equador, países com os quais a Fundação Cultural Palmares manteve intensas relações de cooperação internacional.

A pesquisa será desenvolvida tomando como referência as ações formuladas e executadas pelo Ministério da Cultura do Brasil/Fundação Cultural Palmares e pelos ministérios da Cultura da Colômbia e do Equador. Nesse sentido, a pesquisa buscará elencar as principais ações que foram executadas ou tiveram a participação ativa da Fundação Cultural Palmares e analisá-las, de forma comparativa, a partir dos documentos produzidos em seminários internacionais por estudiosos e ativistas culturais da América Latina. Também buscaremos os registros dos encontros de ministros da Cultura dos países latino-americanos nos relatórios de gestão institucionais, nas palestras, documentos e manifestos públicos, em entrevistas com autoridades que desempenharam papéis importantes no período, assim como em depoimentos de beneficiários dos projetos de intercâmbio cultural entre esses países. O objetivo será de identificar os resultados alcançados na valorização, preservação e difusão das manifestações culturais de origem negra na América Latina, bem como o fortalecimento da cooperação internacional entre esses países a partir das políticas culturais voltadas para os afro-latinos. 

Para que a pesquisa alcance seus objetivos, analisaremos também os encontros que foram promovidos pela Secretaria-Geral Ibero-Americana – SEGIB, pelos órgãos da Organização das Nações Unidas, pela Secretaria Nacional da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasil e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Esses encontros tinham como objetivo a discussão ou reflexão da cultura da diversidade na América Latina.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1717114 - ELSA SOUSA KRAYCHETE
Externo ao Programa - 2367698 - PAULO CESAR MIGUEZ DE OLIVEIRA - nullPresidente - 2406168 - VICTOR COUTINHO LAGE
Notícia cadastrada em: 31/01/2024 11:50
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA