|
Dissertações |
|
1
|
-
MARLA BARBOSA COSTA
-
O tributo ao bom vizinho: a obra de Walt Disney no Brasil durante o período de boa vizinhança.
-
Orientador : MARCOS GUEDES VAZ SAMPAIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DENISE CRISTINA VITALE RAMOS MENDES
-
MARCOS GUEDES VAZ SAMPAIO
-
MAURICIO MATOS DOS SANTOS PEREIRA
-
Data: 18/02/2019
Ata de defesa assinada:
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho busca analisar a participação das obras de Walt Disney nas relações entre Estados Unidos e América Latina, com especial destaque para o Brasil, durante a Política de Boa Vizinhança do governo Franklin Delano Roosevelt entre os anos de 1933 e 1945. O intuito do trabalho é avaliar, utilizando os conceitos de ideologia e cultura, de que forma o cinema de Walt Disney direcionado à América Latina contribuiu para a construção de um imaginário social latino-americano e brasileiro que acolheu uma visão de mundo e um estilo de vida norte-americanos. Durante a Política da Boa Vizinhança, as relações entre os Estados Unidos e os países da América do Sul e Central foram transformadas, avançando de um momento inicial caracterizado pela imposição econômica e ocupações militares estadunidenses na região, para outro centrado em acordos econômicos e intercâmbios culturais, dentre os quais, incluíam-se o envio de obras cinematográficas norte-americanas e recepção de artistas latino-americanos por parte dos Estados Unidos. Essa política teve como objetivo melhorar as relações estadunidenses com a América Latina, bem como manter afastadas possíveis influências europeias, sobretudo da Alemanha em função da ascensão do nazismo. O cinema foi uma das estratégias utilizadas visando à construção de uma relação mais sólida, por meio da disseminação de seu estilo de vida e sua concepção de organização social e econômica, de natureza capitalista, em um contexto de ameaças à ordem internacional construída pelas democracias ocidentais, com a ascensão socialista na URSS e do nazifascismo em algumas nações europeias. Neste cenário, a obra de Walt Disney contribui com sua ludicidade para diluir resistências e estabelecer uma aproximação cultural e identitária, ajudando a fortalecer os laços entre os Estados Unidos e a América Latina e o Brasil.
-
Mostrar Abstract
-
The present work seeks to analyze the participation of Walt Disney works in the relations between the United States and Latin America, with special emphasis on Brazil, during the Good Neighborliness Policy of the Franklin Delano Roosevelt government between 1933 and 1945. This work is to evaluate, using the concepts of ideology and culture, how Walt Disney's cinema directed to Latin America contributed to the construction of a Latin American and Brazilian social imaginary that embraced a North- American's vision of the world. During the Good Neighborliness’s Policy, relations between the United States and the countries of South and Central America were transformed, advancing from an initial moment characterized by economic imposition and US military occupations in the region, to another centered on economic agreements and cultural exchanges, among which included the sending of North American cinematographic works and reception of Latin American artists by the United States. This policy aimed at improving US relations with Latin America, as well as possible keeping far away European influences, especially from Germany because of the rise of Nazism. Cinema was one of the strategies used to build a more solid relationship through the dissemination of its life style and its conception of capitalist social and economic organization in a context of threats to the international order built by Western democracies, with the socialist rise in the USSR and Nazi-fascism in some European nations. In this scenario, the work of Walt Disney contributes with its playfulness to dilute resistances and establish a cultural and identity approach, helping to strengthen the ties between the United States and Latin America and Brazil.
|
|
2
|
-
JÚLIA DE OLIVEIRA ZUMAETA COSTA
-
Soberania e Integração na União Européia (2008/2015): o caso Alemanha e Grécia
-
Orientador : ELSA SOUSA KRAYCHETE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELSA SOUSA KRAYCHETE
-
MARCOS GUEDES VAZ SAMPAIO
-
MARIA ELISA HUBER PESSINA
-
Data: 26/02/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Num mundo cada vez mais conectado pelo processo de globalização, a noção de soberania frente aos esforços de integração observados em diversas partes do cenário internacional parece de certa forma fragilizada. Na União Europeia, essa fragilização se tornou notável após a eclosão da crise de 2008 e da subsequente crise de 2010, que pôs em risco toda a estabilidade do bloco, e trouxe à tona as enormes disparidades socioeconômicas entre os países que compunham o centro e a periferia do continente. Essa desigualdade de poder reduziu a soberania dos países mais pobres da União, e os rumos que ela pode tomar se tornaram significativamente mais incertos. É neste âmbito que se encontra o objetivo da presente pesquisa: analisar as tensões entre os conceitos de integração e soberania nacional no âmbito da União Europeia, tomando como exemplo as relações centro-periferia no pós-crise de 2008, focando nas duas nações-extremos de ambos os lados: Alemanha e Grécia. A relação entre esses dois países, e o modo completamente diferente pelo qual foram impactadas na crise servem para ilustrar as disparidades de poder entre o centro (representado na Alemanha) e a periferia (representado na Grécia). A relevância de expor estes eventos em perspectiva é de contribuir para uma melhor compreensão do fluxo da economia internacional, e como um país ou um bloco econômico pode influenciar – negativa ou positivamente – a comunidade global, em decorrência da interdependência trazida do processo de globalização.
-
Mostrar Abstract
-
In a world increasingly connected by the globalization process, the notion of sovereignty faced with the integration endeavors observed in various parts of the international arena seems weakened. In the European Union, this enfeeblement became remarkable after the outbreak of the crisis of 2008 and the subsequent crisis of 2010, which put at risk the whole stability of the bloc, and brought to the fore the enormous socioeconomic disparities between the center and the periphery of the continent. This inequality of power has diminished the sovereign power of the Union's poorest countries, and the directions it can take have become significantly more uncertain. It is within this context that we find the objective of this research: analyzing the tensions between the concepts of integration and national sovereignty within the European Union, taking as an example the central-periphery relations in the post-crisis of 2008, focusing on two nations from both sides: Germany and Greece. The relationship between these two countries, and the completely different way in which they were impacted by the crisis, serves to illustrate the power gap between the center (represented in Germany) and the periphery (represented in Greece). The relevance of exposing these events in perspective is to contribute to a better understanding of the flow of the international economy, and how a country or an economic bloc can influence - negatively or positively - the global community, due to the interdependence brought about by the globalization process.
|
|
3
|
-
DEUINALOM FERNANDO CAMBANCO
-
COOPERAÇÃO SUL-SUL E SUAS CONTRADIÇÕES: UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE OS ACORDOS DE COOPERAÇÃO NO SETOR DE PESCAS ENTRE A REPÚBLICA POPULAR DA CHINA E A REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU
-
Orientador : ELSA SOUSA KRAYCHETE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELGA LESSA DE ALMEIDA
-
ELSA SOUSA KRAYCHETE
-
PATRICIA ALEXANDRA GODINHO GOMES
-
Data: 08/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação consiste em uma investigação científica inserida no campo das Relações Internacionais, voltada especificamente para o estudo de relação de cooperação no setor de pescas entre a República Popular da China e a República da Guiné-Bissau e tem como principal objetivo evidenciar, por meio da análise dos acordos de cooperação no referido setor, entre as duas nações, as tensões e contradições entre o discurso e a prática na Cooperação Sul-Sul. Esta modalidade de cooperação tem, ao longo do tempo, mobilizado a retórica da solidariedade, da filantropia, e da horizontalidade, para emanar suas ações. A Guiné-Bissau é um país altamente dependente da ajuda pública ao desenvolvimento em quase todos os setores sociais, incluindo o setor de pescas, razão pela qual tem privilegiado a cooperação com países política e economicamente mais forte para amenizar as dificuldades que enfrenta. No caso do setor pesqueiro, a política adotada é a atribuição das licenças, instrumento no qual o gigante asiático usa para atuar nas águas do país africano. A atuação chinesa, não só no setor em causa, mas em diversos outros tem transparecido aos olhos dos guineenses como mera filantropia e totalmente baseada nos princípios de troca de boas práticas. No desfecho do trabalho, no entanto, chegamos à conclusão de que embora a China tenha apoderado desse discurso, suas ações nas águas do país africano comprovam o contrário, tendo em conta algumas práticas de pesca ilegal levadas a cabo. A metodologia usada para a efetivação deste trabalho é qualitativa, baseada em revisão da literatura sobre a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, exame de documentos oficiais como os acordos de concessão e relatórios de avalição do governo guineense. Foi também realizada pesquisa de campo para coleta de documentos e realização de entrevistas presenciais.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation consists of a scientific investigation, linked to the field of International Relations, specifically aimed on studying the cooperation relation, in the fishing sector, between the People's Republic of China and the Republic of Guinea-Bissau. Its main objective is to highlight, through the analysis of cooperation agreements in this sector, between the two nations, the tensions and contradictions between discourse and practice in South-South Cooperation. This type of cooperation has, over time, mobilized the rhetoric of solidarity, philanthropy, and horizontality to emanate its actions. Guinea Bissau is a country heavily dependent on official development assistance in almost all social sectors, including the fisheries sector, and has therefore favored cooperation with politically and economically stronger countries to alleviate the difficulties it faces. In the case of the fishing sector, the policy adopted is the allocation of licenses, an instrument in which the Asian giant uses to operate in the waters of the African country. Not only in the sector concerned, but in a number of others, has the Chinese government been seen as mere philanthropy and based entirely on the principles of exchange of good practices. In the end of the work, however, we came to the conclusion that although China has taken over this discourse, its actions in the waters of the African country prove otherwise, taking into account some illegal fishing practices carried out. The methodology used to carry out this work is qualitative, based on a review of the literature on International Cooperation for Development, examination of official documents such as the concession agreements and evaluation reports of the Guinean government. Field research was also conducted to collect documents and conduct face-to-face interviews.
|
|
4
|
-
MARIA ALVES GARCIA
-
GÊNERO E DEMOCRACIA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: ATUAÇÃO DOS CONSULADOS BRASILEIROS NO SÉCULO XXI
-
Orientador : DENISE CRISTINA VITALE RAMOS MENDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DENISE CRISTINA VITALE RAMOS MENDES
-
JANINA ONUKI
-
RENATA REVERENDO VIDAL KAWANO NAGAMINE
-
Data: 13/06/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa visa investigar as problemáticas de gênero na comunidade brasileira no exterior e como se dá, nessas circunstâncias, o processo de criação de uma esfera política e iteração democrática com o Estado brasileiro para a construção conjunta de ações consulares de apoio a emigrantes. Três condições foram essenciais para iniciar esse fenômeno que se fortaleceu no século XXI: a reestruturação da economia global da década de 80 do século XX, que impulsionou o fluxo de saída de emigrantes do território brasileiro para Estados Unidos, Japão e Europa e o fortalecimento de redes políticas transnacionais; a transição democrática do Brasil no mesmo período, abrindo possibilidade de diálogo com brasileiros no exterior, assim como de outros países sulamericanos, que influenciou uma política externa baseada da defesa dos direitos humanos e políticas democráticas; a influência do regime internacional dos direitos das mulheres, promovida por encontros das Nações Unidas, que passa a adotar a perspectiva de gênero nas instituições governamentais e organizações internacionais, o chamado gender mainstreaminging. A grande discussão sobre esse pensamento ocorreu a partir de 1995, na Conferência das Mulheres em Pequim. A análise se localiza em dois momentos recentes: primeiro, nas discussões das conferências entre o Ministério das Relações Exteriores e a comunidade brasileira emigrante sobre o tema de gênero e correlatos, que se passaram entre os anos de 2014 e 2017. Segundo, nas ações consulares que ainda estão em curso onde estão implicadas as questões consideradas de “gênero” por emigrantes e pelo Itamaraty. O principal interesse da investigação está no processo de iteração democrática entre as partes – Estado brasileiro e cidadãs emigrantes, por meio da ferramenta teórica de Seyla Benhabib. Entre os resultados estão a influência das redes sociais de migrantes no processo de construção dessas ações de gênero nos consulados brasileiros, configurando-se a partir de narrativas de mulheres brasileira em seus países de destino. Além disso, a constituição de esferas políticas mantidas entre o Ministério das Relações Exteriores e a comunidade brasileira possibilitou um processo de iteração democrática cujo objetivo foi melhorar os próprios canais de captação das demandas de gênero para as brasileiras no mundo.
-
Mostrar Abstract
-
The research aims to investigate the gender issues in Brazilian community abroad and how, under these circumstances, was managed the process of creating a public sphere and the democratic iterations with the Brazilian State for the joint construction of consular actions to support female emigrants. Three conditions were important to initiate the phenomenon that has been strengthen since XX century: the restructuring of global economy in the 1980s, which drove the flow of emigrants from Brazil to USA, Japan and Europe, and the strengthening of transnational political networks; the democratic transition of Brazil in the same period, opening possibilities of dialogue with Brazilians abroad, that influenced a foreign policy based on the defense of human rights and democratic policies; the influence of the international regime of women’s rights, promoted by United Nations encounters, which started to adopt the gender-biased perspective in governmental and international institutions, called gender mainstreaming. The great discussion about this though happened from 1995, in Women’s Conference in Beijing. The investigation is based on two recent moments: first, in the discussion from conferences between the Ministry of Foreign Affairs and the Brazilian community abroad on gender issues, which occurred between the years of 2014 and 2018. Second, in consular actions that are still in course considered as “gender issues” by emigrants and Itamaraty. The main interest of the investigation is in the process of democratic iterations between the parts – Brazilian State and emigrant citizens, through the theoretical tool of Seyla Benhabib. Among results, there is the influence of migrant’s social networks in the construction of these gender actions in Brazilian consulates, being configured from brazilian women’s narratives in their countries of destination. In addition, the constitution of political spheres maintained between the Ministry of Foreign Affairs and the Brazilian community which made possible the process of democratic iterations whose goals was to improve the channels of capture of gender demands for the Brazilian women in the world.
|
|
5
|
-
TIAGO SCHER SOARES DE AMORIM
-
PARADIPLOMACIA NO BRASIL: OS CASOS DO ESTADO DA BAHIA E DO MUNICÍPIO DE SALVADOR E A POLÍTICA EXTERNA SUBNACIONAL
-
Orientador : JOSE AURIVALDO SACCHETTA RAMOS MENDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELSA SOUSA KRAYCHETE
-
JOSE AURIVALDO SACCHETTA RAMOS MENDES
-
MARIO JORGE PHILOCREON DE CASTRO LIMA
-
Data: 27/06/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo se propõe a debater os conceitos de paradiplomacia e política externa, no cenário geopolítico atual, analisando como as mudanças decorrentes da globalização e da transnacionalização tem dado novos contornos às relações internacionais. O cenário internacional é atualmente marcado pela projeção de novos atores, que não os tradicionais Estados-nação, como as empresas multinacionais, organizações não-governamentais e Governos subnacionais, apontando uma nova tendência de descentralização do poder político, antes uma exclusividade do Estado-nação. Nesse novo contexto, os governos subnacionais (Estados, Províncias, Municípios, Departamentos, Regiões Autônomas) destacam-se como novos players na atuação internacional, performando esse fenômeno que trataremos como “paradiplomacia”, sendo essa a mais comum entre suas variadas denominações, caracterizando-se, assim, como um novo paradigma das relações internacionais. No Brasil, sobretudo, é necessário considerar que a interpretação sistemática da atuação internacional de Estados e Municípios brasileiros tem um importante marco na Constituição de 1988, que trouxe uma nova perspectiva, reconhecendo os Municípios como entes federativos. Assim, o objetivo do presente trabalho é analisar o fenômeno da paradiplomacia (ou atuação internacional de governos subnacionais) com enfoque no cenário brasileiro e, sobretudo, no Estado da Bahia (2007-2014) e no Município de Salvador (2005-2012), com o objetivo de compreender o mecanismo utilizado pelos entes federados brasileiros para a atuação internacional e a relevância da atuação externa a nível local.
-
Mostrar Abstract
-
This study proposes to discuss the concepts of paradiplomacy and foreign policy in the current geopolitical scenario, analyzing how the changes resulting from globalization and transnationalization have given new contours to international relations, with the projection of new actors, such as multinational corporations, nongovernmental organizations and subnational governments, pointing to a new trend towards decentralization of political power as the exclusive property of the nation-state. In this new context, the subnational governments (States, Provinces, Municipalities, Departments, Länder, Autonomous Regions) stand out as new players in international performance, performing this phenomenon that we will treat as "paradiplomacy", which is the most common among its various denominations, thus characterizing itself as a new paradigm of international relations. In this sense, we observe, in principle, that the decentralization of certain external activities that were once exclusive to nation-states alter the perception and construction of a country's international agenda. In Brazil, above all, it is necessary to consider that the systematic interpretation of the international performance of Brazilian states and municipalities has an important milestone in the 1988 Constitution, which brought a new perspective, recognizing the municipalities as federative entities. Thus, the objective of the present work is to analyze the phenomenon of paradiplomacy (or international action of subnational governments) focusing on the Brazilian scenario and, especially, in the State of Bahia (2007-2014) and in the Municipality of Salvador (2005-2012) with the objective of understanding the mechanism used by Brazilian federated entities for international action and the relevance of external action at the local level.
|
|
6
|
-
BÁRBARA CONCEIÇÃO NUNES SANTOS
-
Gênero, orientação sexual e refúgio nas relações internacionais.
-
Orientador : RENATA REVERENDO VIDAL KAWANO NAGAMINE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
INGRID CYFER
-
RENATA REVERENDO VIDAL KAWANO NAGAMINE
-
VICTOR COUTINHO LAGE
-
Data: 09/08/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação debate a questão das migrações, em especial do refúgio, as implicações de sexualidade e gênero na realidade de mulheres e pessoas LGBTQI+, analisando a linguagem de direitos que rege a sociedade, no âmbito político, social, público e privado. O objetivo geral da dissertação é compreender como as normas internacionais e as normas que definem quem se é inteligível como humano se relacionam. Sua análise é feita tendo a Organização das Nações Unidas por referente e tendo por base, sobretudo, documentos elaborados por seu Alto Comissariado para Refugiados. Também se trabalha como entendimento de Estado como associação de corpos e construção da consciência coletiva e coo dependente que produz uma ideia simbólica de um corpo soberano, baseado na dependência mútua da condição universal. O entendimento de corpos como “primeira pele” desse sistema tem papel fundamental para discutir o que é considerado como humano e como esse conceito foi construído. A análise de “segunda pele” traz a ideia de refúgio e do corpo “duas vezes estranho” remetendo, especificamente, à sua condição de (i) ser um corpo fora do seu país natal e (ii) ser um refugiado de gênero, ou seja, não se encaixar perfeitamente no que é produzido pela nova comunidade como modo de vida. Por fim, busca-se analisar, o papel do Estado em relação a problemática do refúgio por motivo de gênero e como isso desestabiliza a ideia de que todos somos iguais perante a lei.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation discusses the issue of migration, especially the refugee question and the implications of sexuality and gender in the reality of women and LGBTQI people, analyzing the language of rights that governs society, in political, social, public and private spheres. The general objective of the dissertation is to understand how international norms and standards define who is intelligible as human being. Was analyzed i the United Nations Organization as reference and based, above all, documents prepared by its Office of the High Commissioner for Refugees. It also works as an understanding of the State as an association of bodies and construction of the collective and dependent conscience that produces a symbolic idea of a sovereign body, based on the mutual dependence of the universal condition. The understanding of bodies as the "first skin" of this system plays a fundamental role in discussing what is considered human and how this concept was constructed. The "second skin" analysis brings the idea of refuge and the "twice-strange" body, specifically referring to its condition of (i) being a body outside of its native country and (ii) being a gender refugee, or it does not fit perfectly into what is produced by the new community as a way of life. Finally, It seeks to analyze the role of the State in relation to the problem of the refuge due to gender and how this destabilizes the idea that we are all equal before the law.
|
|
7
|
-
VITÓRIA SACRAMENTO MOREIRA
-
O EXPERIMENTO DE ROJAVA COMO POLITIZAÇÃO DO INTERNACIONAL E DO FEMINISMO
-
Orientador : DANIEL MAURICIO CAVALCANTI DE ARAGAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIEL MAURICIO CAVALCANTI DE ARAGAO
-
MAIRA KUBIK TAVEIRA MANO
-
VICTOR COUTINHO LAGE
-
Data: 28/08/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
No norte da Síria, em uma região conhecida como Rojava, está atualmente em curso um experimento de auto-organização política singular. Com a deflagração de uma guerra civil no país, em 2011, os curdos, maior grupo étnico de Rojava, viram nas novas circunstâncias uma oportunidade para pôr em prática um projeto de organização política baseado nas ideias de seu líder, Abdullah Öcalan. Fundamentando-se no combate ao patriarcado e ao Estado-nação, e propondo um modo de vida alternativo, os curdos têm construído um sistema de administração local que, inserido em um complexo contexto geopolítico, desafia pressupostos caracteristicamente modernos e ocidentais. Nesse sentido, meu trabalho se propõe a analisar e contextualizar o experimento de Rojava diante de suas contradições e relações com o mundo. Meu foco recai sobre a interação entre o discurso produzido em Rojava e aquele conhecido como “modernidade ocidental”, com o objetivo de entender como essa interação produz conflitos discursivos característicos da política enquanto fenômeno. A partir de uma perspectiva feminista pós-colonial, e mobilizando conceitos como “política(o)”, “desentendimento”, “orientalismo”, “internacional”, “universalismo” e “feminismo”, argumento que a narrativa de Rojava politiza a modernidade ocidental e expõe padrões de inclusão e exclusão e relações de colonialidade intrínsecos ao sistema internacional e ao(s) movimento(s) feministas.
-
Mostrar Abstract
-
In northern Syria, in a region known as Rojava, a unique self-organizing political experiment is currently underway. With the outbreak of a civil war in the country in 2011, the Kurds, Rojava's largest ethnic group, saw in the new circumstances an opportunity to launch a project of political organization based on the ideas of its leader, Abdullah Öcalan. Building on the struggle against patriarchy and the nation-state, and proposing an alternative way of life, the Kurds have built a system of local administration that, set in a complex geopolitical context, challenges characteristically modern and Western assumptions. In this sense, my work aims to analyze and contextualize Rojava's experiment in the face of its contradictions and relations with the world. My focus is on the interaction between the discourse produced in Rojava and that known as 'Western modernity', in order to understand how this interaction produces discursive conflicts characteristic of politics as a phenomenon. From a postcolonial feminist perspective, and mobilizing concepts such as “politics”, “disagreement”, “orientalism”, “internationalism”, “universalism” and “feminism”, I argue that Rojava's narrative politicizes modernity and exposes patterns of inclusion and exclusion and colonial relations intrinsic to the international system and the feminist movement (s).
|
|
8
|
-
RAIANNA MORAIS SOTO
-
A CLASSIFICAÇÃO RACIAL COMO ORGANIZADORA DA MODERNIDADE: UMA ANÁLISE AFROCENTRADA SOBRE A COLONIALIDADE DO PODER
-
Orientador : VICTOR COUTINHO LAGE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIEL MAURICIO CAVALCANTI DE ARAGAO
-
VICTOR COUTINHO LAGE
-
MARTA REGINA FERNANDEZ Y GARCIA
-
Data: 29/08/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O propósito da presente dissertação é contribuir com os estudos das Relações Internacionais a partir de um loci enunciativo diverso ao locus anglo-saxônico tradicional, adentrando-se na investigação de exemplos de ações de resistência político- sociais à modernidade eurocêntrica, tendo por base as experiências das populações negras brasileiras. Nesse cenário, o quilombo enquanto resistência negro-africana aos ímpetos imperialistas portugueses, e de forma mais geral aos ímpetos imperialistas ocidentais, foi uma prática contra hegemônica, e continua a ser, o que remete para a pergunta central deste trabalho “Qual a contribuição da experiência quilombola para a coexistência social que a coloca como diferencial ao contraponto proposto pela modernidade/colonialidade do poder?”. Neste estudo, o resgate histórico do processo colonizatório no Brasil e das partes constituintes da construção da “nação brasileira” foi feito a partir de ponto de vista teórico afrocêntrico brasileiro com nomes como Abdias do Nascimento (1978; 2002), Beatriz Nascimento (2014), Lélia Gonzalez (1988), Clóvis Moura (1988) e Kabengele Munanga (2001). A abordagem teórica tomada para análise do problema se insere na perspectiva do projeto decolonial, no qual “as fronteiras não são somente este espaço onde as diferenças são reinventadas, são também loci enunciativos de onde são formulados conhecimentos a partir das perspectivas, cosmovisões ou experiências dos sujeitos subalternos.” (BENARDINO-COSTA e GROSFOGUEL, 2016, p. 19). As escolhas teóricas delimitadas não se deram pela decisão arbitrária de seleção de autores e autoras unicamente pela identidade racial de cada um deles, mas pelo aparato que apresenta o subalterno compromissado com o conhecimento contra hegemônico. De maneira mais específica, a escolha do objeto e do objetivo geral deste trabalho, os quais se centram na resistência político-social de herança negro-africana no Brasil, pretendeu incorporar a categoria da “Amefricanidade” de Lélia Gonzalez (1988), enfatizando que não são somente os valores eurocêntricos capazes de moldar as relações político sociais no mundo moderno. A partir disso, faz-se possível apontar parâmetros diversos e alternativos à modernidade.
-
Mostrar Abstract
-
The purpose of this master thesis is to contribute to the study of International Relations with a diverse loci elucidation, in contrast with the traditional locus Anglo-Saxon. Focusing on the investigation of actions of political and social resistance to Eurocentric modernity from the experiences of Brazilian black community. The “quilombo” as a black African resistance to Portuguese imperialist urges, in general also to western imperialist, was a practice against hegemony, and remains. The main question of this paper is “What is the contribution of the quilombola experience to social coexistence that sets it apart from the counterpoint proposed by modernity/ coloniality of power?”. To do so, the historical rescue of the colonization process in Brazil and the constituent parts of the construction of the “Brazilian nation” is made from a Brazilian Afrocentric theoretical point of view with names such as Abdias do Nascimento (1978; 2002), Beatriz Nascimento (2014), Lélia Gonzalez (1988) and Kabengele Munanga (2001). This theoretical perspective taken for the analysis of the problem developed here fits into the decolonial thinking, in which “the borders are not only this space where differences are reinvented, they are also a place where we have plural enunciation from which knowledge is formulated from perspectives, worldviews or the experiences of subaltern subjects.” (BENARDINO-COSTA & GROSFOGUEL, 2016, p. 19). The theoretical choices for this work are not made by the arbitrary decision of select authors solely by the racial identity of them, but by the engagement with the committed to knowledge against hegemonic. More specifically, the choice of the field and the overall aim of this work, which focus on the political-social resistance of black-African heritage in Brazil, intends to incorporate Lélia Gonzalez's (1988b) category of “Amefricanidade”, bringing it that are not only Eurocentric values capable of shaping social political relations in the modern world. From that, it is possible to indicate different and alternative parameters to modernity.
|
|
9
|
-
LEONARDO BARBOZA FARIAS SEVERO
-
O capitalismo, a reprodução da dependência e as Relações Internacionais.
-
Orientador : PAULO ANTONIO DE FREITAS BALANCO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO JORGE FONSECA SANCHES DE ALMEIDA
-
ELSA SOUSA KRAYCHETE
-
PAULO ANTONIO DE FREITAS BALANCO
-
Data: 13/09/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho teve por objetivo a elaboração de uma análise das relações internacionais no âmbito do capitalismo mediante uma revisão de literatura que se apoia nas categorias, conceitos e atores identificados por Marx e Engels como fundamentais para estudar o capitalismo. Tal revisão desdobrou-se por meio da utilização de determinadas ferramentas teóricas aplicadas à disciplina das Relações Internacionais para apreender sua dinâmica. Para isso, foi focalizado o processo da acumulação originária do capital, o desenvolvimento do capitalismo a partir de seu centro hegemônico, compreendendo as disputas intercapitalistas e a forma de funcionamento do imperialismo, procurando, com isso, entender porque o sistema capitalista, necessariamente, se desenvolve produzindo desigualdade e dependência. Ademais, procurou-se compreender como as disputas internas a um determinado Estado-nação geram a tomada do poder do Estado por uma determinada classe, que se utiliza do aparato estatal para “exportar” seu modo de dominação, visando, desta maneira, compreender a estrutura interestatal que molda as Relações Internacionais.
-
Mostrar Abstract
-
The purpose of this paper was to analyze international relations in the realm of capitalism through a literature review based on the categories, concepts and actors identified by Marx and Engels as fundamental for studying capitalism. This review was unfolded with certain theoretical tools applied to the discipline of International Relations to apprehend its dynamics. To this end, the process of capital accumulation was focused, the development of capitalism from its hegemonic center, understanding the inter-capitalist disputes and the way imperialism works, thereby seeking to understand why the capitalist system necessarily develops producing inequality and dependence. In addition, it was tried to understand how the internal disputes to a certain nation-state generate the taking of the power of the State by a certain class that uses of the state apparatus to "export" its way of domination, aiming in this way to understand the interstate structure that shapes International Relations.
|
|
10
|
-
STELA ANANDA DE BARROS SIMÕES
-
Os ventos do Atlântico Sul: perspectivas e entraves na relação de cooperação para o desenvolvimento entre Brasil e Angola.
-
Orientador : ELGA LESSA DE ALMEIDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELE BENZI
-
ELGA LESSA DE ALMEIDA
-
BAS ILELE MALOMALO
-
Data: 30/09/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O Brasil ocupou relevante posição no Sistema Internacional, ao servir como forte instrumento para a articulação da cooperação entre os países do Sul. Apesar de não ter sido precursor da cooperação Sul-Sul, ao longo da primeira década do século XXI, foi vanguardista em internacionalizar programas sociais de redução da fome e das desigualdades. No tocante às relações com o continente africano, o modelo de cooperação brasileiro começou a ser construído, assentado em discursos que visavam se distanciar da retórica da cooperação tradicional verticalizada. Especificamente com Angola, tais relações encontram-se debruadas por elementos históricos e culturais semelhantes, cujas interações econômicas têm sido ampliadas, desde 1980, pela Cooperação Técnica. Principalmente nas áreas de saúde, cultura, administração pública, formação profissional, educação, meio ambiente, esportes, estatística e agricultura. A dissertação apresentada busca, de forma geral, compreender os aspectos da Cooperação para o Desenvolvimento entre a República Federativa do Brasil e a República de Angola. Sobretudo, no período concernente aos anos de 2003 a 2015, bem como entender as razões pelas quais a cooperação brasileira com Angola, referente a repasses financeiros, apresentou menor relevância em relação a outros países africanos, notadamente os lusófonos. Depreende-se que, dentre outras coisas, essa cooperação é estratégica ao estreitamento de laços sociopolíticos e econômicos entre os dois países.
-
Mostrar Abstract
-
Brazil occupied an important position in the International System, serving as a strong instrument for the articulation of cooperation between the countries of the South. Although it was not a precursor of South-South cooperation, throughout the first decade of the 21st century, it was avant-garde in internationalizing social programs to reduce hunger and inequality. Regarding relations with the African continent, the Brazilian cooperation model began to be built, based on speeches that aimed to distance itself from the rhetoric of traditional vertical cooperation. Specifically with Angola, such relations are bordered by similar historical and cultural elements, whose economic interactions have been expanded, since 1980, by Technical Cooperation. Mainly in the areas of health, culture, public administration, professional training, education, environment, sports, statistics and agriculture. The dissertation presented seeks, in general, to understand the aspects of Cooperation for Development between the Federative Republic of Brazil and the Republic of Angola. Above all, in the period from 2003 to 2015, as well as understanding the reasons why Brazilian cooperation with Angola, regarding financial transfers, was less relevant in relation to other African countries, notably the Portuguese-speaking countries. It appears that, among other things, this cooperation is strategic to the strengthening of socio-political and economic ties between the two countries.
|
|
11
|
-
ADALTO RAFAEL NASCIMENTO SILVA
-
A PROMESSA DO NACIONALISMO: MANUTENÇÃO/RESISTÊNCIA NO SISTEMA INTERNACIONAL
-
Orientador : MARCOS GUEDES VAZ SAMPAIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCOS GUEDES VAZ SAMPAIO
-
RUTHY NADIA LANIADO
-
VICTOR COUTINHO LAGE
-
Data: 07/10/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O texto que segue nas próximas páginas trata-se de uma pesquisa científica elaborada no âmbito das Relações Internacionais, e tem por intuito a análise da evolução histórica do conceito de nacionalismo, pressupondo a possibilidade que este conceito tenha sido utilizado para produzir, reforçar ou reproduzir os pilares estruturais de um sistema que permite a construção de assimetrias relacionais que levariam à opressão (formal e informal) de uma parte dos atores partícipes deste mesmo arcabouço. Durante a pesquisa desenvolveu-se um marco teórico do nacionalismo, reforçado por dois pressupostos principais. O primeiro diz respeito à natureza do nacionalismo, que seria caracterizado como uma doutrina política. O segundo trata do momento fundador desta doutrina, tomada aqui como produto da modernidade, e das possíveis consequências de seu surgimento neste período específico. Verificou-se, a partir de revisão bibliográfica e análise comparativa de textos centrais da literatura que trabalha conceitos de nação e nacionalidade, que os movimentos nacionalistas não possuem caráter único, flutuando entre ações revolucionárias ou reacionárias a depender do momento histórico e dos interesses das classes envolvidas. No entanto, o nacionalismo atua, independentemente do lado definido, no sentido de reproduzir uma lógica que permite e legitima relações assimétricas, refinando e sofisticando as estruturas de opressão e violência no sistema internacional.
-
Mostrar Abstract
-
The text that follows in the next pages is a scientific research elaborated in the scope of the International Relations discipline, and aims to analyze the historical evolution of nationalism, mainly as a concept, assuming the possibility that it has been used to create, reinforce or reproduce the structural pillars of a system that allows the construction of relational asymmetries that would lead to the oppression (formal and informal) of a part of the participating actors of this same framework. During the research, a theoretical framework of nationalism was developed, reinforced by two main assumptions: nationalism would be a political doctrine, product of modernity. It was verified, from bibliographical review and comparative analysis of central texts of the literature that works concepts of nation and nationality, that the nationalist movements do not have a unique character, fluctuating between revolutionary or reactionary actions depending on the historical moment and the interests of the classes involved. However, nationalism acts, no matter what side, to reproduce a logic that allows and legitimizes asymmetrical relations, refining the structures of oppression and violence in the international system.
|
|
12
|
-
LUCAS MILHOMENS LOPES
-
ESTUDOS DE SEGURANÇA:UMA ANÁLISE DO ALARGAMENTO E DO APROFUNDAMENTO DO CONCEITO DE SEGURANÇA A PARTIR DE CONTRIBUIÇÕES DOS CSS (CRITICAL SECURITY STUDIES), DA ESCOLA DE COPENHAGUE E DA IPS (INTERNATIONAL POLITICAL SOCIOLOGY)
-
Orientador : VICTOR COUTINHO LAGE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MANUELA TRINDADE VIANA
-
RENATA REVERENDO VIDAL KAWANO NAGAMINE
-
VICTOR COUTINHO LAGE
-
Data: 25/10/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O trabalho possui, como foco, a análise do conceito de segurança a partir de contribuições provenientes de abordagens (CSS - Critical Security Studies -, Escola de Copenhague e IPS - International Political Sociology) que passaram a fazer parte do que chamamos de Estudos de Segurança. A dissertação se propõe a centrar em como essas vertentes se inserem no processo de alargamento e aprofundamento do conceito de segurança no pós-Guerra Fria. Inicia-se com a distinção entre esses Estudos de Segurança e os Estudos Estratégicos - tradicionais, e mais alinhados ao Realismo. Essa distinção se faz fundamental para entendermos os desenvolvimentos dos estudos alternativos e que visaram explorar diversas nuances relativas à segurança, não apenas o aspecto militar e do uso da força. Dentro dessas abordagens desviantes, ganharam destaque os CSS - de vertente Galesa - e a Escola de Copenhague, sendo estas as responsáveis pela disseminação, na academia (principalmente na Europa), desses processos de alargamento e de aprofundamento do próprio conceito de segurança nas Relações Internacionais. Por fim, o movimento da IPS é incluído (com as contribuições de Diddier Bigo, Ron Walker e Jef Huysmans) a fim de expandir a discussão e incluir debates mais recentes, além de elementos que enriquecem a discussão teórica em torno do conceito em questão. Tendo todo esse panorama como pano de fundo para a discussão, busca-se, a mérito de considerações finais, inferir em que medida podemos falar de aprofundamentos e de alargamentos nos Estudos de Segurança trabalhados por essas correntes e em que medida, podemos ampliar e aprofundar, inserindo novas contribuições, a discussão em torno do conceito de segurança nas Relações Internacionais contemporâneas.
-
Mostrar Abstract
-
This project focuses on an analysis of the concept of security through contributions from approaches (CSS - Critical Security Studies - Copenhagen School and IPS - International Political Sociology) that became part of what we call Security Studies. The dissertation focuses on how these aspects are inserted in the process of widening and deepening the concept of security on the post-Cold War. It begins with a distinction between Security Studies and Strategic Studies – more traditional, and more aligned with Realism. This distinction makes it critical to understand developments in alternative studies that aim to explore various nuances related to security, not just the military aspect and the use of force. Within these deviant approaches, gained prominence the CSS - Welsh strand - and the Copenhagen School, which are responsible for the dissemination, in academia (especially in Europe), of these processes of widening and deepening of the concept of security in International Relations. Finally, the IPS movement is included (with contributions from Diddier Bigo, Ron Walker, and Jef Huysmans) to expand the discussion and include more recent debates, as well as elements that enhance the theoretical discussion around the concept of the issue. Having all these elements as background for a discussion, it seeks merit for final considerations, to infer to what extent you can talk about widenings and deepenings in the Security Studies worked on by these approaches and to what extent they can wide and deep, inserting new contributions, the discussion about the concept of security in contemporary International Relations.
|
|
13
|
-
CLAUDIA MARIA FONSECA FERREIRA
-
INSTITUCIONALIZAÇÃO DE NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS NO ESTADO DA BAHIA: A AÇÃO DO BANCO MUNDIAL NA TRANSIÇÃO DE ORDEM INTERNACIONAL
-
Orientador : ELSA SOUSA KRAYCHETE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLOVIS CARIBE MENEZES DOS SANTOS
-
DANIEL MAURICIO CAVALCANTI DE ARAGAO
-
ELSA SOUSA KRAYCHETE
-
NELSON DE OLIVEIRA SANTOS
-
Data: 08/11/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A institucionalização das negociações internacionais no estado da Bahia ocorreu durante as décadas de 1970-1980 sob a ótica neocorporativa das lutas de classes, a partir da ação de um tripé de atores: a Bahia, o Brasil e o Banco Mundial. O processo decorre da interpenetração de fatores internos e externos no aparelho estatal sob a égide da nova ordem internacional neoliberal que criou novas institucionalidades nos países em desenvolvimento por meio dos organismos internacionais, em especial o Banco Mundial. O agenciamento primitivo das relações externas na Bahia nasce sob o pano de fundo da modernização conservadora no setor rural. Essa, balizada internamente pelo II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) e pelos interesses classistas dominantes vinculados ao capital externo, e externamente pelo discurso de erradicação da pobreza nos projetos de desenvolvimento rural integrado do Banco Mundial. As reformas institucionais de fortalecimento da máquina pública via planejamento econômico gestadas no país a partir do governo Vargas, e na Bahia sob a liderança de Rômulo Almeida, proveram o perfil tecnocrático racional requisitado do Banco como parte da estratégia de inserção subjetiva (ideológica) via assistência técnica e organizacional. A expansão da descentralização federativa, marcada na Constituição federal de 1988, compõe o último elemento do processo de agenciamento da Bahia para as relações externas, que ocorreu em uma perspectiva federativa e horizontal (funcional), não importando uma autonomia de fato.
-
Mostrar Abstract
-
The institutionalization of international negotiations in the state of Bahia took place during the decades of 1970-1980 under the neo-corporate perspective of class struggles, from the action of a tripod of actors: Bahia, Brazil and the World Bank. The process stems from the interpenetration of internal and external factors in the state apparatus under the aegis of the new neoliberal international order that created new institutions in developing countries through international organizations, particularly the World Bank. The early agency of external relations in Bahia is born in the background of the conservative modernization in the rural sector. This was internally marked by the II National Development Plan (II NDP) and by the dominant class interests linked to external capital, and externally through the discourse on poverty eradication in the World Bank’s integrated rural development projects. The institutional reforms of strengthening the public machine via economic planning gestated in the country from the Vargas government, and in Bahia under the leadership of Romulus Almeida, provided the rational technocratic profile requested from the Bank as part of the subjective (ideological) insertion strategy via technical and organizational assistance. The Federative decentralization expansion, marked in the Federal Constitution of 1988, composes the last element of the agency process of Bahia for external relations, which occurred in a Federative and horizontal perspective (functional) no matter how autonomous.
|
|
14
|
-
RODRIGO TÔRRES ALMEIDA
-
SEGURANÇA ALIMENTAR EM TEMPOS DE CRISE CLIMÁTICA: O DEBATE GLOBAL PARA ASSEGURAR A ALIMENTAÇÃO ENQUANTO AGENDA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NUM CENÁRIO DE MUDANÇA CLIMÁTICA
-
Orientador : DENISE CRISTINA VITALE RAMOS MENDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA LUCIA LAGE PEREIRA
-
ANDREA CARDOSO VENTURA
-
DENISE CRISTINA VITALE RAMOS MENDES
-
MARIA ELISA HUBER PESSINA
-
Data: 02/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação consiste em um mapeamento analítico do debate de segurança alimentar dentro da agenda global para a sustentabilidade e crise climática. Tem como principal objetivo reconstruir a transição do discurso da segurança alimentar enquanto projeto econômico para um discurso regido pelas problematizações do desenvolvimento sustentável frente a alarmante crise climática. O trabalho está divido em três partes centrais. Inicialmente, no capítulo dois, são trazidos dados do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), Food and Agriculture Organization (FAO), World Bank, entre outros, para relacionar a segurança alimentar com as problematizações da crise climática, identificando vulnerabilidades e cenários futuros. Na seqüência, o terceiro capítulo faz uma revisão bibliográfica utilizando de Keohane, Krasner e Ruggie na construção das transformações regimentares globais. Neste capítulo os autores debatem os papeis dos Estados e instituições para a construção de cooperação e regimes internacionais, ilustrando os compreendidos percursos para a globalização de políticas. O quarto capítulo traz os alarmes internacionais sobre a sustentabilidade do processo desenvolvimentista e os riscos à segurança alimentar, nos informes Meadows e “Our common future”, seguido de um mapeamento da problematização da segurança alimentar nos acordos e relatórios das Conferências Internacionais para o Clima, dando destaque para a sinergia entre os temas enquanto fundamental avanço global. Finalmente, as considerações finais apresentam um balanço da dissertação, reconhecendo a lentidão na adoção de políticas globais e os significativos avanços pelas instituições e comunidade científica, além de provocar outras áreas para análise da interdependência da segurança alimentar.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation consists of an analytical mapping of the food security debate within the global agenda for sustainability and climate crisis. Its main objective is to reconstruct the transition from the discourse of food security as an economic project to a discourse governed by the problematizations of sustainable development in the face of the alarming climate crisis. The work is divided into three central parts. Initially, in chapter two, data are brought from the Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), Food and Agriculture Organization (FAO), World Bank, among others, to link food security with the problematics of the climate crisis, identifying vulnerabilities and future scenarios. In the sequence, the third chapter makes a bibliographic review using of Keohane, Krasner and Ruggie in the construction of the global regimental transformations. In this chapter, the authors debate the roles of States and institutions for the construction of cooperation and international regimes, illustrating the understood paths for the globalization of policies. The fourth chapter presents the international alarms on the sustainability of the development process and the risks to food security, in the Meadows and “Our common future” reports, followed by a mapping of the questioning of food security in the agreements and reports of the International Climate Conferences, highlighting the synergy between the themes as a fundamental global advance. Finally, the final considerations present a balance of the dissertation, recognizing the slow adoption of global policies and the significant advances made by the institutions and the scientific community, in addition to provoking other areas for analyzing the interdependence of food security.
|
|
15
|
-
MARÍLIA DUARTE DE ÁVILA RIBEIRO
-
Um olhar sobre o movimento separatista escocês: história, identidade e nacionalidade
-
Orientador : MARCOS GUEDES VAZ SAMPAIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE AURIVALDO SACCHETTA RAMOS MENDES
-
LEANDRO DE PAULA SANTOS
-
MARCOS GUEDES VAZ SAMPAIO
-
Data: 09/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo identificar os elementos que mais influenciaram no movimento separatista escocês ao longo da história, entendendo de que forma cada um deles atua na conjuntura atual. A partir da principal referência metodológica, a Escola Francesa, será usado o conceito de Forças Profundas para categorizar e elencar cada componente e sua influência no movimento. Temas como identidade e nacionalismo serão essenciais nesse estudo, bem como a teoria construtivista, que ajuda a desenvolver esses conceitos, entendendo que o ser humano vive em um mundo socialmente construído e em constante (re)construção. Ao fim, se entende que são vários os fatores que ao longo da história ajudaram a constituir o movimento, sendo a identidade escocesa seu maior motivador, mas não o único.
-
Mostrar Abstract
-
The present work aims to identify the elements that influences the separatist movement from Scotland throughout history, understanding how each of them acts in the current conjuncture. Taking the French School as the main methodological reference, the concept of Deep Forces will be used to categorize and list each component and its influence on the movement. Themes such as identity and nationalism will be essential in this study, as well as the constructivist theory, which helps to develop these concepts, understanding that the human being lives in a socially constructed and constantly (re)constructed world. In the end, one can conclude that there are several factors that helped to constitute the movement throughout the history, being the Scottish identity its greater motivator, but not the only one.
|
|
16
|
-
GISELLE AMORIM NERY DE MESQUITA
-
COOPERAÇÃO E DIREITO NO MUNDO GLOBALIZADO: O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
-
Orientador : DENISE CRISTINA VITALE RAMOS MENDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DENISE CRISTINA VITALE RAMOS MENDES
-
DIRLEY DA CUNHA JUNIOR
-
RUTHY NADIA LANIADO
-
Data: 11/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo desta dissertação é analisar o processo de internacionalização pelo qual passa o Ministério Público Federal (MPF) desde a Constituição Federal de 1988, bem como a principal expressão institucional desse processo, marcada pelo desenvolvimento da cooperação jurídica interacional. A nova ordem instaurada pela Constituição Federal de 1988 insere-se no contexto do fim da Guerra Fria e do aprofundamento dos diversos processos de globalização. Os avanços da interdependência econômica, política e cultural que se acentuam pelo mundo levam a questionamentos e adaptações do clássico conceito de soberania, bem como das relações domésticas e internacionais, que marcam a ordem política desde a Paz de Westfalia (1648). Para além da economia, política e cultura, o sistema de justiça também sofreu efeitos dessas transformações. No âmbito global, iniciativas como a criação do Tribunal Penal Internacional (2000) ou o reconhecimento da jurisdição das Cortes de Direitos Humanos regionais são referências na cooperação jurídica entre os Estados. No âmbito doméstico brasileiro, atores centrais do sistema de Justiça acompanham e se adaptam a essa tendência. Entre esses atores, destaca-se a atuação do Ministério Público Federal, que se internacionaliza a partir de mudanças no desenho institucional interno e na participação de redes de cooperação jurídica internacionais. A dissertação analisa, em particular, a Secretaria de Cooperação Internacional criada no MPF e as redes de cooperação que essa instituição passa a integrar, visando analisar o alcance e os limites da internacionalização deste ator, bem como as transformações que esse processo tem trazido para os conceitos de soberania e para a atuação de outros atores.
-
Mostrar Abstract
-
The aim of this paper is to analyze the internationalization process that the Federal Public Prosecution Service (MPF) undergoes since the Federal Constitution of 1988, as well as the main institutional expression of this process, marked by the development of interactional legal cooperation. The new order established by the Federal Constitution of 1988 is in the context of the end of the Cold War and the deepening of the various processes of globalization. The advances in economic, political and cultural interdependence that are accentuated around the world lead to questions and adaptations of the classic concept of sovereignty, as well as domestic and international relations, which have marked the political order since the Peace of Westfalia (1648). In addition to economics, politics and culture, the justice system has also been affected by these transformations. At the global level, initiatives such as the creation of the International Criminal Court (2000) or the recognition of the jurisdiction of regional human rights courts are references in legal cooperation between states. In the Brazilian domestic sphere, central actors of the justice system follow and adapt to this trend. Among these actors, the performance of the Federal Public Prosecution Service stands out, which is internationalized through changes in the internal institutional design and the participation of international legal cooperation networks. The dissertation analyzes, in particular, the Secretariat of International Cooperation created in the MPF and the cooperation networks that this institution becomes part of, aiming to analyze the scope and the limits of the internationalization of this actor, as well as the transformations that this process has brought to the concepts of sovereignty and the performance of other actors.
|
|
17
|
-
EDGARD DA COSTA FREITAS NETO
-
REDES DE SOCIABILIDADE, REDES DE PODER: MAÇONARIA E DIPLOMACIA TRACK 2 NA ÁFRICA FRANCÓFONA
-
Orientador : DANIEL TOURINHO PERES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIEL TOURINHO PERES
-
OMAR RIBEIRO THOMAZ
-
VICTOR COUTINHO LAGE
-
Data: 16/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho busca investigar a possibilidade do uso de redes maçônicas de sociabilidade como elemento de condução de processos de Diplomacia Track 2. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o assunto, a natureza e a operacionalização dos processos Track 2 são apresentadas, seguidas de uma revisão dos mecanismos de funcionamento e análise das redes sociais. As redes maçônicas são estudadas de um modo geral, detalhando-as no contexto da África Francófona. A hipótese de que as redes maçônicas podem ser usadas em iniciativas Track 2 é ao fim confirmada a partir de casos concretos analisados.
-
Mostrar Abstract
-
he present work seeks to investigate the possibility of the use of Masonic networks of sociability as a driving element of Diplomacy Track 2 processes. Based on a literature review on the subject, the nature and operation of the Track 2 processes are presented, followed by a review of the functioning mechanisms and analysis of social networks. Masonic networks are studied in general, detailing them in the context of Francophone Africa. The hypothesis that Masonic networks may be useful in Track 2 initiatives is finally confirmed from the concrete cases analyzed.
|
|