Banca de DEFESA: JOÃO GABRIEL NAGHETTINI GOMES

DATA : 20/12/2023
LOCAL: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos

O Espírito de Bandung e o estuário das nações

Conferência de Bandung, Relações Internacionais, Descolonização, Espírito de Bandung, Terceiro Mundo, Diplomacia Afro-Asiática

A Conferência de Bandung, ocorrida entre 18 e 24 de abril de 1955, na Indonésia, marcou um ponto de virada na história das relações internacionais, especialmente para as nações afro-asiáticas emergentes do pós-colonialismo. Esta dissertação de mestrado explora a profundidade e amplitude da conferência, analisando as circunstâncias que levaram à sua realização, os debates e discussões que ocorreram durante o evento, e o impacto duradouro que teve sobre as relações internacionais e o processo de descolonização. A conferência foi organizada pelos "Cinco de Colombo" - Índia, Indonésia, Paquistão, Burma (atual Mianmar) e Sri Lanka - e reuniu representantes de 29 nações afro-asiáticas. O objetivo principal era discutir questões de interesse comum para os países emergentes e estabelecer uma frente unida contra o colonialismo e a dominação estrangeira, o evento refletiu as complexidades das dinâmicas geopolíticas e ideológicas da época, destacando-se como um fórum de solidariedade e cooperação entre nações não alinhadas. O principal legado da conferência foi o chamado "Espírito de Bandung", um conjunto de princípios que visava promover a boa vontade, a cooperação mútua e a coexistência pacífica entre as nações. Estes princípios incluíam o respeito pelos direitos humanos fundamentais, a soberania e integridade territorial de todas as nações, a igualdade de todas as raças e nações e a abstenção de intervenção nos assuntos internos de outros países. O Espírito de Bandung também enfatizou a necessidade de solucionar disputas internacionais por meios pacíficos, promover interesses mútuos e cooperação, e respeitar a justiça e as obrigações internacionais. Finalmente, o estudo discute o impacto duradouro da Conferência de Bandung sobre a política internacional e as relações entre as nações afro-asiáticas, pois a Conferência não apenas desencadeou um processo de descolonização mais amplo, mas também estabeleceu as bases para futuras colaborações e movimentos de não alinhamento, influenciando significativamente as políticas e as abordagens diplomáticas dessas nações em relação à ordem global e à governança internacional.

Interno - ***.926.105-** - ANTONIO RENILDO SANTANA SOUZA - UFBA
Presidente - 1717114 - ELSA SOUSA KRAYCHETE