Banca de DEFESA: ADRIANA ALONSO ALVAREZ

DISCENTE : ADRIANA ALONSO ALVAREZ
DATA : 19/09/2023
LOCAL: Escola de Administração da UFBA, 3o andar, sala 18

Imigração galega em Salvador e desdobramentos através de seus descendentes: diálogos entre colonialidade, etnicidade e branquitude

colonialidade; processos de etnicização e racialização; branquitude; migrações internacionais; subjetividades; antirracismo; perspectivas do Sul Global.

A pesquisa tem como objetivo analisar a interação da tríade conceitual, colonialidade, etnicidade e branquitude, nos fluxos migratórios entre o Sul e Norte global representados através do fenômeno imigratório de galegos para Salvador durante parte do período da ditadura franquista e o seu desdobramento através do deslocamento de seus descendentes para a Espanha. Examinamos as formas como as três conceituações dialogam entre si e se movimentam, interpretam corpos, subjetividades e espaços no processo de ascensão socioeconômica de imigrantes galegos em Salvador e experiências da suposta “imigração de retorno” através de seus descendentes. O estudo busca por via de seus insumos, contribuir para a produção crítica sobre práticas e experiências migratórias a partir da percepção migrante sobre a própria experiência. Reconhece a grande relevância das subjetividades para uma compreensão profunda sobre as desigualdades nas relações tanto entre os países como em suas sociedades, explorando como fenômenos localmente situados podem ser entendidos em uma perspectiva global. Para isso, utilizamos uma metodologia teórico-empírica que fundamenta o aterramento conceitual proposto com a literatura acadêmica, servindo-se de entrevistas focadas no sujeito com as quais, no lugar de autora e sujeito, interajo diretamente enquanto parte do universo das pessoas entrevistadas. Há, portanto, uma memória afetiva e envolvimento direto com o objeto de pesquisa e, por esse motivo, buscamos contribuir para que a dimensão pessoal seja algo constitutivo e fortemente vinculada com a análise crítica do fenômeno estudado baseada no repertorio teórico aplicado ao tema. Identificamos três contribuições e achados principais do estudo. Em primeiro lugar, a pertinência de elementos da tríade conceitual para os estudos sobre fluxos migratórios internacionais em sua função enquanto marcadores de discriminação, consequentemente, a possibilidade de ampliação no escopo dos estudos sobre a branquitude, colonialidade e etnicidade, interpretadas através do deslocamento de europeus para o Sul Global e a movimentação contraria pelos descendentes, complexificando o que significa ser branco. Segundo, observamos que o fenômeno da imigração galega em Salvador é um elemento que informa sobre a formação e as interpretações do Brasil a partir de uma análise das distintas faces da Europa que realizaram o movimento transatlântico. Por último, a possibilidade de corroborar com a luta antirracista no Brasil e no mundo no campo das Relações Internacionais, estudos contemporâneos e outras áreas das Ciências Sociais.

Externa à Instituição - LIV REBECCA SOVIK - UFRJ
Externa à Instituição - TACILLA DA COSTA E SA SIQUEIRA SANTOS - UNILAB