Injustiças, opressões epistêmica e educação
Injustiças epistêmicas, opressões epistêmica, epistemologia social, educação
O objetivo dessa pesquisa é investigar possíveis relações entre os conceitos de “injustiça epistêmica”, “opressão epistêmica”, da maneira como são definidos na literatura em Epistemologia Social, e a educação. As perguntas que pretendo responder são as seguintes: o que são injustiças e opressões epistêmicas? Há alguma relação entre essas injustiças e opressões epistêmicas e a educação? O que é uma educação epistemicamente justa? Para responder a essas questões, dividirei essa dissertação em três capítulos, cada um dedicado a uma das perguntas. No capítulo 1, apresentarei os conceitos de injustiça e opressão epistêmica, atentando para possíveis divergências conceituais e horizontes interpretativos. No capítulo 2, tentarei identificar a relação dessas injustiças e opressões epistêmicas na educação, a partir da literatura recente em Epistemologia Social. Por último, no Capítulo 3, pretendo retornar as autoras e autores apresentados no primeiro capítulo para investigar se eles e elas oferecem alguma noção de justiça aplicável ao contexto educacional.