Banca de DEFESA: HELAINE DA SILVA SOUZA

DISCENTE : HELAINE DA SILVA SOUZA
DATA : 21/10/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-helaine-da-silva-souza

O PERCURSO HISTÓRICO DO INSTITUTO ANÍSIO TEIXEIRA NA EDUCAÇÃO BAIANA: MEMÓRIAS DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

Matemática. Física. Formação de professores. Formação continuada. Ensino.

Durante o século XX, alguns nomes representaram mudanças na história educacional brasileira e baiana; dentre eles, podemos citar Anísio Teixeira e suas iniciativas para a institucionalização da pesquisa educacional, através de projetos e centros de pesquisas espalhados pelo território nacional. Nesse contexto, trazemos para o estado da Bahia, por meio da história recente, a significativa atuação do INEP-Bahia e o legado que deixou, dentre tantos nomes que compactuaram com suas ações e atividades, durante a sua vigência. É senso comum que a pesquisa educacional se mostra como indispensável na promoção de melhoria nessa área e, em algumas regiões do Brasil, apresentaram-se de forma tardia. Esta investigação tem a proposta de focalizar os antecedentes históricos que influenciaram a Criação do Instituto Anísio Teixeira, em 1983, vinculado à Secretaria de Educação, como órgão responsável por estudos e pesquisas educacionais, apontando suas iniciativas para a educação baiana e sua atuação com respeito aos problemas educacionais identificados. E, nessa perspectiva, almeja-se visitar historicamente as iniciativas realizadas para a etapa do Ensino Médio, com um olhar especialmente para as disciplinas de Matemática e Física, na cidade de Salvador. Tomando como aporte teórico, documentos em bibliotecas, memoriais, relatórios, revistas e documentos pessoais, foi construída uma linha histórica do Instituto Anísio Teixeira, desde a sua criação, com recorte até o ano 2000. Foi realizado o acréscimo do recurso das fontes orais para o resgate das narrativas e memórias dos professores do Ensino Médio que participaram das atividades com as disciplinas de Matemática e Física dessa época, lançando luz sobre a forma como esses problemas impactavam em sua prática docente. A tese é organizada no formato multipaper, composta de um capítulo de introdução, cinco artigos científicos e um capítulo com as reflexões finais. Os resultados da pesquisa indicam que os processos tardios de iniciativas políticas e financeiras, na educação básica baiana, representaram um considerável atraso na consideração dos problemas educacionais voltados para o Ensino Médio, o que se traduziu em uma sucessão lacunar para a educação pública presente na atualidade.

Presidente - 044.222.586-56 - GUSTAVO RODRIGUES ROCHA - UEFS
Interno - 1034186 - RAFAEL MOREIRA SIQUEIRA