Banca de DEFESA: JAIRO ROBLES PINEROS

DISCENTE : JAIRO ROBLES PINEROS
DATA : 29/10/2021
LOCAL: Google Meet

Etnoecologia, Formação de professores de ciências e Letramento Ecológico: Desenvolvendo um perfil culturalmente sensível.

Educação Científica Intercultural; Pesquisa em Ensino da Ecologia; Formação contínua de Professores de Ciências; Perfil Culturalmente Sensível; Pesquisa Transdisciplinar.

A educação científica intercultural requer de negociações entre sistemas de conhecimento e as tensões que possam surgir entre eles. Sobre a base do trabalho de campo etnobiológico, intervenções educacionais e trabalho colaborativo entre diferentes atores do processo, explorou-se o potencial da educação científica intercultural e do desenvolvimento de um perfil culturalmente sensível em professoras de ciências para mediar entre o conhecimento ecológico tradicional (CET) e o acadêmico (CEA) nas práticas de ensino de ecologia. O objetivo deste trabalho, de natureza qualitativa, foi dar continuidade a uma pesquisa de mestrado desenvolvida nos anos 2015-2016 no Município de Coração de Maria (Bahia, Brasil), visando ampliar o processo de investigação sobre abordagens etnoecológicas no processo de formação continuada de professoras de ciências das escolas participantes, no intuito de descrever e desenvolver um perfil culturalmente sensível no processo de ensino de ciências (ecologia) encaminhado ao letramento ecológico e tomada de decisões por parte dos estudantes no que se refere às relações ecológicas e insetos de importância agrícola.

Para isto, foi desenvolvido um trabalho colaborativo a partir da perspectiva metodológica da pesquisa transdisciplinar e uma colaboração e coprodução de conhecimento entre universidade, comunidade e escola (Pesquisador-Professor-Comunidade); propor um modelo teórico-metodológico para tentar relacionar o conhecimento ecológico acadêmico (CEA) com o conhecimento ecológico tradicional (CET) sobre os insetos, os métodos de cultivo das duas comunidades agrícolas as quais pertencem os estudantes; buscando com isto i). Possibilidades para o diálogo intercultural (interepistémico e interontológico) no processo educativo; ii). Concretizar o desenvolvimento de recurso didático em forma de quadrinhos baseado no diálogo intercultural para a abordagem da ecologia; iii). Desenvolver um re-design didático para propor uma sequência de ensino intercultural; e iv). Contribuir na formação continuada das 4 professoras participantes no que tange ao desenvolvimento de um perfil culturalmente sensível no ensino da biologia.

Desta forma, desenvolver uma postura crítica frente ao etnocentrismo e a superioridade epistêmica no ensino de ciências, e guiar atividades dentro de uma educação científica intercultural que dialogue não só com os compromissos epistêmicos dos participantes senão que reconhece e negocia com os compromissos ontológicos no processo. Essas duas ações, entendidas como um processo educacional sensível à diversidade cultural, especificamente em relação ao ensino da biologia (ecologia). Em conclusão, é preciso fomentar a formação (inicial e continua) de docentes-pesquisadores capazes de reconhecer e valorar as diferencias culturais e negociar entre sistemas de conhecimento. Esse trabalho considera-se uma contribuição em ambos os campos, em primeiro lugar, focado no processo de formação de professores de ciências para o desenvolvimento de um perfil culturalmente sensível; e em segundo lugar para discutir contribuições teórico-empíricas na consolidação de uma educação científica intercultural.

Presidente - 519.326.105-10 - GEILSA COSTA SANTOS BAPTISTA - UEFS
Externo à Instituição - ADELA MOLINA-ANDRADE