Banca de DEFESA: EIDER DE SOUZA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EIDER DE SOUZA SILVA
DATA : 18/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-eider-de-souza-silva
TÍTULO:

ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Terceira lei de Newton; Gravitação Universal newtoniana; Argumentação; História das Ciências


PÁGINAS: 394
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é investigar como uma proposta didática, caracterizada
pelo ensino explícito da argumentação e pelo uso didático da argumentação, pode
contribuir para o desenvolvimento da habilidade de construir argumentos sobre a
terceira lei de Newton e para sua aprendizagem, assim como para o processo de
construção de um argumento coletivo sobre a Gravitação Universal de Newton, dos
estudantes de Licenciatura em Física de uma universidade pública baiana. Dessa
forma, almejamos contribuir com a área de ensino de ciências, em especial com o
ensino de Física, ao produzir conhecimentos, de natureza teórica e prática, sobre a
interface que envolve o uso da argumentação na formação inicial de professores.
Por consequência, gerar resultados capazes de colaborar para a elaboração de um
panorama sobre os efeitos dessa interface no ambiente de sala de aula. A tese é
apresentada no formato multipaper e a metodologia adotada para a pesquisa é
qualitativa, sendo baseada em algumas características da Design Research, que
consiste na realização de etapas ou fases cíclicas compostas por reflexões e
análises sistemáticas, capazes de garantir, ao final do processo, certo conhecimento
e afirmações teóricas e práticas sobre a proposta didática. O padrão de argumento
de Toulmin (2006) foi adotado como referencial teórico de análise e como modelo de
argumentação. A proposta didática foi aplicada na disciplina de História da Física e
Ensino I, do curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública baiana.
Os dados foram coletados por meio da gravação em vídeo das interações entre os
estudantes durante atividades em pequenos grupos, das discussões entre os grupos
com mediação do professor, do pré-teste e dos argumentos escritos produzidos, de
maneira individual e coletiva, pelos estudantes. A coleta também ocorreu a partir do
registro em diário de bordo das descrições e reflexões das atividades realizadas ao
longo da proposta didática. Para a análise dos argumentos dos alunos, foi realizada
a transcrição dos vídeos das discussões. Para analisar os argumentos,
desenvolvemos critérios de análise e adaptamos outros da ferramenta analítica
desenvolvida por Penha e Carvalho (2015). A partir da análise dos argumentos
verificamos que: (1) os futuros professores de Física construíram argumentos de boa
qualidade a partir da mobilização conhecimento científico específico para apoiar a
conclusão; (2) existem indícios que as atividades em pequenos grupos e entre
grupos com mediação do professor contribuiram para o processo de aprendizagem
da terceira lei de Newton; (3) o texto de natureza histórica forneceu elementos para
que os alunos se envolvessem em interações discursivas durante o processo de
construção coletiva de um argumento para explicar a causa da manutenção da
órbita dos planetas


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 388.052.785-72 - ELDER SALES TEIXEIRA - UEFS
Interno - 071.811.595-34 - JOSE LUIS DE PAULA BARROS SILVA - UFBA
Externo ao Programa - 1219754 - CLIMERIO PAULO DA SILVA NETO
Externo à Instituição - Sidnei Percia da Penha
Externo à Instituição - DIELSON PEREIRA HOHENFELD
Notícia cadastrada em: 17/08/2021 17:22
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