ABORDAGENS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE QUÍMICA NA ESCOLA EDUARDO UMAÑA LUNA DE BOGOTÁ: UM ENFOQUE NA CONTEXTUALIZAÇÃO
Educação Ambiental; Contextualização; Ensino de química, Projeto Ambiental Escolar
A tese analisa as abordagens de Educação Ambiental (EA) nas aulas de química do ensino médio à luz do Projeto Ambiental Escolar (PRAE) na escola pública Eduardo Umaña Luna (EUL) de Bogotá. Realizou-se a análise dos propósitos e estrutura de documentos oficiais dos planos, projetos e programas de EA a nível nacional, local e escolar. No caso de Bogotá, as políticas distritais de EA apresentam linearidade e concordância com as políticas nacionais, indicando os contextos e as situações de cada localidade e a organização do território de acordo com características ambientais. No nível escolar, se planeja, desenvolve e ajusta o PRAE ano a ano, apresentando abordagens formativa e recursista, mas concluímos que as problemáticas propostas e finalidades do PRAE não consideram a atual realidade local. Com o intuito de identificar as experiências relacionadas com a EA que foram marcantes no cotidiano dos estudantes, através de entrevista e questionário, foram analisadas as experiências dos estudantes do ensino médio, que participam do cotidiano das salas de aula de química. Ao constatar os propósitos das experiências que os alunos nomearam, reafirma-se duas abordagens mencionadas anteriormente: com aspectos da abordagem da ambientalização curricular e na perspectiva articulada entre a química e a biologia. Partindo da concepção do meio ambiente como lugar percebido (REIGOTA, 1995), em que os elementos naturais e sociais estão em relações dinâmicas e em interação, identificou-se a seguinte tipologia das representações: naturalista, antropocêntrica e globalizante que, para esta pesquisa se tornaram as referências fundamentais. Finalmente, conclui-se que a EA na escola pesquisada precisa estar voltada na formação na resolução dos problemas ambientais locais e globais, levando em consideração a relação que existe entre as pessoas e o meio ambiente, que não limite o meio ambiente como o espaço físico com componentes isolados onde ocorre determinado comportamento.