Banca de DEFESA: LUIS ANDRES SOLANO VEGA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIS ANDRES SOLANO VEGA
DATA : 09/07/2021
HORA: 13:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-luis-andres-solano-vega
TÍTULO:

ABORDAGENS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE QUÍMICA NA ESCOLA EDUARDO UMAÑA LUNA DE BOGOTÁ: UM ENFOQUE NA CONTEXTUALIZAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental; Contextualização; Ensino de química, Projeto Ambiental Escolar


PÁGINAS: 216
RESUMO:

A tese analisa as abordagens de Educação Ambiental (EA) nas aulas de química do ensino médio à luz do Projeto Ambiental Escolar (PRAE) na escola pública Eduardo Umaña Luna (EUL) de Bogotá. Realizou-se a análise dos propósitos e estrutura de documentos oficiais dos planos, projetos e programas de EA a nível nacional, local e escolar. No caso de Bogotá, as políticas distritais de EA apresentam linearidade e concordância com as políticas nacionais, indicando os contextos e as situações de cada localidade e a organização do território de acordo com características ambientais. No nível escolar, se planeja, desenvolve e ajusta o PRAE ano a ano, apresentando abordagens formativa e recursista, mas concluímos que as problemáticas propostas e finalidades do PRAE não consideram a atual realidade local. Com o intuito de identificar as experiências relacionadas com a EA que foram marcantes no cotidiano dos estudantes, através de entrevista e questionário, foram analisadas as experiências dos estudantes do ensino médio, que participam do cotidiano das salas de aula de química. Ao constatar os propósitos das experiências que os alunos nomearam, reafirma-se duas abordagens mencionadas anteriormente: com aspectos da abordagem da ambientalização curricular e na perspectiva articulada entre a química e a biologia. Partindo da concepção do meio ambiente como lugar percebido (REIGOTA, 1995), em que os elementos naturais e sociais estão em relações dinâmicas e em interação, identificou-se a seguinte tipologia das representações: naturalista, antropocêntrica e globalizante que, para esta pesquisa se tornaram as referências fundamentais. Finalmente, conclui-se que a EA na escola pesquisada precisa estar voltada na formação na resolução dos problemas ambientais locais e globais, levando em consideração a relação que existe entre as pessoas e o meio ambiente, que não limite o meio ambiente como o espaço físico com componentes isolados onde ocorre determinado comportamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 909.409.897-00 - MARCO ANTÔNIO LEANDRO BARZANO - UEFS
Interna - 2920919 - BARBARA CARINE SOARES PINHEIRO
Interno - 2682594 - FABIO PESSOA VIEIRA
Externa à Instituição - ZULLY CUÈLLAR LÒPEZ
Externo à Instituição - FREDY GARAY GARAY
Externa à Instituição - MARIA INÊZ OLIVEIRA ARAUJO - UFS
Notícia cadastrada em: 02/07/2021 14:14
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA