Banca de DEFESA: JANY SANTOS SOUZA GOULART

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANY SANTOS SOUZA GOULART
DATA : 11/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-jany-santos-souza-goulart
TÍTULO:

 

UMA ENGENHARIA DIDÁTICA INTERMEDIADA POR UM AMBIENTE HÍBRIDO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA ÁLGEBRA VETORIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria Antropológica do Didático – TAD; T4TEL; Vetores; Ensino- Aprendizagem; Ambiente Híbrido de Aprendizagem – AHA. @font-face {font-family:"MS 明朝"; mso-font-charset:128; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1791491579 134217746 0 131231 0;}@font-face {font-family:Vrinda; panose-1:0 0 0 0 0 0 0 0 0 0; mso-font-alt:"Times New Roman"; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;}@font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1107305727 0 0 415 0;}@font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1073786111 1 0 415 0;}p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:Calibri; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"MS 明朝"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:Vrinda; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-ansi-language:PT-BR; mso-fareast-language:EN-US; mso-bidi-language:AR-SA;}.MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:11.0pt; mso-ansi-font-size:11.0pt; mso-bidi-font-size:11.0pt; font-family:Calibri; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"MS 明朝"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:Vrinda; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-ansi-language:PT-BR; mso-fareast-language:EN-US; mso-bidi-language:AR-SA;}.MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:8.0pt; line-height:107%;}div.WordSection1 {page:WordSection1;}


PÁGINAS: 320
RESUMO:

A pesquisa se concentra no ensino e na aprendizagem da Álgebra Vetorial, no domínio do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana, denotado por nós como CLM - UEFS, a qual se alicerça nos pilares da Teoria Antropológica do Didático – TAD e se respalda em estudos pertencentes ao âmbito da Didática da Matemática, os quais têm revelado peculiaridades que configuram a noção vetorial como um conceito que obstaculiza a aprendizagem. A partir dessas ideias preliminares, nosso interesse de pesquisa trilhou caminhos que nos direcionaram ao objeto matemático vetor e sua estrutura institucional pertencente ao CLM – UEFS, sob a perspectiva de dois aspectos: o primeiro, refere-se à empregabilidade e relevância institucional dos vetores e o segundo, está relacionado a multiplicidade conceitual dos mesmos que podem se vincular aos obstáculos detectados no contexto matemático e didático repercutido no processo de ensino e aprendizagem deste ente matemático. Frente a esta problemática, admite-se a existência e funcionamento de Sistemas Didáticos – SDs, regidos por um conjunto de condições, restrições. Assim, emergiu a premência de analisar as produções e interlocuções dos discentes em relação a esse saber, em termos dos Caminhos de Práticas Pessoais – CPP, no âmbito das tarefas vetoriais a partir das técnicas produzidas no domínio de um Modelo Praxeológico de Referência –MPR, materializado por meio do Ambiente Híbrido de Aprendizagem – AHA, sob uma vertente de desenvolvimento estruturada no quadro de referência didática T4TEL. Dito de outra forma, como mobilizar recombinações praxeológicas, pautadas por condições e restrições, que promovam mediações entre as relações pessoais e institucionais no contexto dos Sistemas Didáticos - SDs subjacente ao saber vetorial no CLM-UEFS? No que tange ao suporte metodológico, a Engenharia Didática – ED, foi implementada para testar as hipóteses, delinear as possíveis recombinações praxeológicas, enquanto mapeamento de rotas e alcance das técnicas no seio de cada Dispositivo Didático - DD que “vive” em AHA, além de permitir a imersão nas descrições do complexo de praxeologias pessoais produzidas pelos protagonistas deste cenário. No que compete aos resultados apontamos para a susceptibilidade de diálogos que contribuam para o rompimento de obstruções inerentes as escolhas dominantes, amplamente cristalizadas, no funcionamento dos Sistemas Didáticos no cenário do CLM-UEFS. A qual se une a emergência de um repertório de Dispositivos Didáticos direcionados ao ensino e aprendizagem vetorial.

@font-face {font-family:"MS 明朝"; mso-font-charset:128; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1791491579 134217746 0 131231 0;}@font-face {font-family:Vrinda; panose-1:0 0 0 0 0 0 0 0 0 0; mso-font-alt:"Times New Roman"; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;}@font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1107305727 0 0 415 0;}@font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1073786111 1 0 415 0;}p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:Calibri; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"MS 明朝"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:Vrinda; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-ansi-language:PT-BR; mso-fareast-language:EN-US; mso-bidi-language:AR-SA;}.MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:11.0pt; mso-ansi-font-size:11.0pt; mso-bidi-font-size:11.0pt; font-family:Calibri; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"MS 明朝"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:Vrinda; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-ansi-language:PT-BR; mso-fareast-language:EN-US; mso-bidi-language:AR-SA;}.MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:8.0pt; line-height:107%;}div.WordSection1 {page:WordSection1;}


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2138504 - LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS
Interno(a) - 1808015 - ANDRE LUIS MATTEDI DIAS
Interno(a) - 282737 - EDILSON FORTUNA DE MORADILLO
Externo(a) à Instituição - AVENILDE ROMO VÁZQUEZ
Externo(a) à Instituição - HAMID CHAACHOUA
Externo(a) à Instituição - MARILENA BITTAR - UFMS
Notícia cadastrada em: 23/04/2021 18:57
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA