Banca de DEFESA: MADAYA DOS SANTOS FIGUEIREDO DE AGUIAR

DISCENTE : MADAYA DOS SANTOS FIGUEIREDO DE AGUIAR
DATA : 14/12/2018
LOCAL: Instituto de Física

Aprendizagem de conceitos físicos a partir de um jogo didático

Aprendizagem, Jogo Didático, Ensino de Física, Pesquisa Mista

Esta tese apresenta uma investigação sobre a aprendizagem de conceitos físicos de estudantes do Ensino Médio a partir da utilização de um estudo dirigido e um jogo didático desenvolvido pela autora em parceria com sua orientadora e colaboradores deste trabalho. De acordo com o quadro teórico adotado, a aprendizagem é concebida como um processo que subtende a evolução de um traço latente. Este processo pode sofrer interferência de fatores endógenos e exógenos ao indivíduo, tais como maturidade, repertório, as interações do sujeito com os demais participantes de uma intervenção educacional (suporte social) e com o conteúdo. Esta última, em particular, ocorreu através da interação com dois materiais didáticos de naturezas distintas: um estudo dirigido (ED) e o jogo didático (JD). Para avaliar em que medida o JD auxilia a aprendizagem de conceitos formais, os sujeitos participantes, estudantes de escolas públicas da rede federal e estadual de ensino, foram distribuídos em dois grupos e submetidos a uma intervenção educacional em que, para cada um desses grupos, difere-se apenas a ordem de aplicação das ferramentas pedagógicas. A pesquisa se fundamenta na metodologia mista e abrange três etapas distintas: (i) construção e validação dos instrumentos que constituem a investigação, (ii) aplicação dos instrumentos validados em uma intervenção educacional e (iii) análise dos dados coletados no contexto desta intervenção. Um total de 420 indivíduos, pertencentes a grupos amostrais diferentes, estiveram envolvidos com a pesquisa, sendo estes: (a) 17 professores da Educação Básica e pesquisadores da área de Ensino de Ciências e 288 estudantes participantes do processo de validação; e (b) 115 estudantes que concluíram a intervenção. Embora os dados coletados durante a oficina compreendessem gravações de áudio, registros em diário de bordo e respostas às atividades escritas presentes no estudo dirigido, testes de conhecimento e em um questionário de opinião, os objetos de análise deste trabalho envolvem apenas as respostas aos testes de conhecimento e questionário de opinião. Com base nos dados, os resultados apontam: (1) existência de aprendizagem; (2) inexistência de efeito do jogo para a construção de conhecimento formal; (3) associação entre o sentimento de cooperação e a aprendizagem, bem como características intrínsecas das turmas que participaram da intervenção. Esse último resultado indica que uma metodologia de análise que considere efeitos multiplicativos pode ser uma ferramenta mais adequada para dimensionar fenômenos complexos como a aprendizagem, que empiricamente apresentam relações não lineares. Uma opção para explicitar tais interações não-lineares, como também melhor avaliar a efetividade da ferramenta lúdica, envolve a ampliação do N da amostra, a fim de obter modelos mais adequados e robustos. Todavia, de modo geral, os resultados obtidos nos permitem (a) hipotetizar que o jogo didático projetado propicia a aprendizagem de conteúdos científicos tanto quanto o estudo dirigido; (b) defender a necessidade de promover ambientes de aprendizagem em que haja maior cooperação entre os sujeitos, uma vez que constatamos indícios de maior ganho no desempenho dos estudantes. Desse modo, sob o ponto de vista pedagógico, essa ferramenta se configura como um potencial recurso para ser utilizado no contexto escolar.

Presidente - 1318903 - AMANDA AMANTES NEIVA
Interno - 567.815.045-68 - CLAUDIA DE ALENCAR SERRA E SEPULVEDA - UEFS