Banca de DEFESA: ISMAEL SANTOS LIRA

DISCENTE : ISMAEL SANTOS LIRA
DATA : 09/12/2019
LOCAL: Faculdade de Educação

O dispositivo da performatividade em um programa de intervenção pedagógica para o ensino de Matemática

Dispositivo Pedagógico. Recontextualização Pedagógica. Performatividade. Ensino de Matemática.

Esta estudo toma como objeto de estudo atividades relacionadas ao ensino de Matemática desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Teresina (PI) em parceria com o Instituto Alfa e Beto por meio  de um Programa de Intervenção Pedagógica. Ele está organizada como uma coletânea de dois artigos: no primeiro artigo, buscamos caracterizar princípios do dispositivo da performatividade de um programa de intervenção pedagógica para o ensino de Matemática nos anos iniciais desenvolvido na cidade de Teresina (PI) em parceria com o Instituto Alfa e Beto. No segundo artigo, apresentamos um estudo que buscou compreender a maneira como professores recontextualizam o referido Programa de Intervenção Pedagógica. Trata-se de dois estudos qualitativos em que os dados foram coletados por meio de observações, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados do primeiro artigo apontam para três princípios como reguladores das atividades relacionadas ao ensino de matemática desenvolvidas no contexto estudado: monitoramento da execução dos roteiros de aula, treinamento de estudantes para realização de avaliações externas, a premiação como estímulo à melhoria do desempenho. Por sua vez, os resultados do segundo artigo sinalizam que os participantes recontextualizam atividades preconizadas por esse programa incluindo outras atividades elaboradas por eles mesmos para atender a descritores da Prova Brasil e realizando transformações textuais para atender á política de nivelamento de estudantes por padrão de desempenho.ampliando-as ou associando-as a outras elaboradas por eles mesmos e operando variações no ritmo para adaptá-lo às especificidades de cada turma.

Presidente - 1745317 - JONEI CERQUEIRA BARBOSA
Interno - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA