Banca de DEFESA: TIAGO GUIMARÃES INEZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TIAGO GUIMARÃES INEZ
DATA : 27/09/2019
HORA: 09:00
LOCAL: LAB 1, STI/UFBA
TÍTULO:

UM MODELO PARA O ENSINO SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de ciências, natureza da ciência, semelhança de família, ciências biológicas, artefatos epistêmicos, teorias biológicas


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Estudos têm revelado que poucas pessoas compreendem como o conhecimento científico é construído e aceito. Uma das maneiras pelas quais a Educação em Ciências tem buscado superar este problema é através do ensino sobre a Natureza da Ciência (NdC). A NdC pode ser entendida como um construto pedagógico que visa fomentar, entre os estudantes de Ciências, o entendimento das principais características do trabalho científico. Nos últimos anos, investigadores pertencentes à área da Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais (Física, Química, Biologia, Ciências da Terra) têm buscado desenvolver formas pelas quais seja possível promover a instrução sobre o conhecimento científico, segundo a especificidade de cada uma dessas áreas de ensino. Alinhado a essa perspectiva que enfatiza a instrução da ciência conforme a particularidade de cada esfera das Ciências Naturais, este trabalho visa desenvolver a proposta de um modelo para ensinar sobre a NdC no contexto do Ensino de Biologia. Este modelo, denominado “Modelo Integrativo da Biologia para o Ensino da Ciência” (MIBioEC) está baseado em três pilares. O primeiro é a Abordagem de Semelhança de Família Reconceitualizada para a NdC (FRN), cujo fundamento é a ideia de semelhança de família desenvolvida pelo filósofo Ludwig Wittgenstein. O principal objetivo dessa abordagem é inserir a discussão da NdC nos currículos de Ciência a partir de categorias abrangentes que realcem os aspectos cognitivo-epistêmico e social-institucional do trabalho científico. O segundo pilar consiste na moldura conceitual da biologia proposta por Scheiner. Argumentamos que as cinco teorias gerais da biologia (célula, genética, organismos, evolução e ecologia) identificadas nessa estrutura são capazes de fornecer critérios para o ensino sobre a NdC a partir do contexto específico das Ciências Biológicas. Por fim, o terceiro pilar é a concepção pragmática de modelos como artefatos epistêmicos de Knuuttila. Acreditamos que a proposta desta autora é a que melhor considera as diferentes formas pelas quais os modelos são utilizados no trabalho científico. Por meio dessa visão também podemos considerá-los como objetos concretos com os quais podemos interagir, trabalhar e gerar conhecimento. Entendemos que o MIBioEC possui o potencial de promover o ensino e a aprendizagem sobre diferentes aspectos do conhecimento científico e de sua construção e aceitação que se fazem presentes nas Ciências Biológicas. Para ilustrar este potencial, apresentamos um exemplo de seu emprego para propiciar o ensino sobre certos aspectos da NdC a partir da história da teoria celular.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 059.834.344-03 - INDIANARA LIMA SILVA - UEFS
Interno - 1090422 - CHARBEL NINO EL HANI
Externo à Instituição - MARIA ELICE DE BRZEZINSKI PRESTES - USP
Externo à Instituição - DARCY RIBEIRO DE CASTRO - UNEB
Notícia cadastrada em: 29/08/2019 10:44
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