UM MODELO PARA O ENSINO SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ensino de ciências, natureza da ciência, semelhança de família, ciências biológicas, artefatos epistêmicos, teorias biológicas
Estudos têm revelado que poucas pessoas compreendem como o conhecimento científico é construído e aceito. Uma das maneiras pelas quais a Educação em Ciências tem buscado superar este problema é através do ensino sobre a Natureza da Ciência (NdC). A NdC pode ser entendida como um construto pedagógico que visa fomentar, entre os estudantes de Ciências, o entendimento das principais características do trabalho científico. Nos últimos anos, investigadores pertencentes à área da Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais (Física, Química, Biologia, Ciências da Terra) têm buscado desenvolver formas pelas quais seja possível promover a instrução sobre o conhecimento científico, segundo a especificidade de cada uma dessas áreas de ensino. Alinhado a essa perspectiva que enfatiza a instrução da ciência conforme a particularidade de cada esfera das Ciências Naturais, este trabalho visa desenvolver a proposta de um modelo para ensinar sobre a NdC no contexto do Ensino de Biologia. Este modelo, denominado “Modelo Integrativo da Biologia para o Ensino da Ciência” (MIBioEC) está baseado em três pilares. O primeiro é a Abordagem de Semelhança de Família Reconceitualizada para a NdC (FRN), cujo fundamento é a ideia de semelhança de família desenvolvida pelo filósofo Ludwig Wittgenstein. O principal objetivo dessa abordagem é inserir a discussão da NdC nos currículos de Ciência a partir de categorias abrangentes que realcem os aspectos cognitivo-epistêmico e social-institucional do trabalho científico. O segundo pilar consiste na moldura conceitual da biologia proposta por Scheiner. Argumentamos que as cinco teorias gerais da biologia (célula, genética, organismos, evolução e ecologia) identificadas nessa estrutura são capazes de fornecer critérios para o ensino sobre a NdC a partir do contexto específico das Ciências Biológicas. Por fim, o terceiro pilar é a concepção pragmática de modelos como artefatos epistêmicos de Knuuttila. Acreditamos que a proposta desta autora é a que melhor considera as diferentes formas pelas quais os modelos são utilizados no trabalho científico. Por meio dessa visão também podemos considerá-los como objetos concretos com os quais podemos interagir, trabalhar e gerar conhecimento. Entendemos que o MIBioEC possui o potencial de promover o ensino e a aprendizagem sobre diferentes aspectos do conhecimento científico e de sua construção e aceitação que se fazem presentes nas Ciências Biológicas. Para ilustrar este potencial, apresentamos um exemplo de seu emprego para propiciar o ensino sobre certos aspectos da NdC a partir da história da teoria celular.