Banca de DEFESA: HELEN NOGUEIRA MESSEDER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELEN NOGUEIRA MESSEDER
DATA : 09/09/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Instituto de Física da Ufba, sala de seminários
TÍTULO:

Apropriação dos Conceitos de Função: Uma Análise Histórico-Cultural


PALAVRAS-CHAVES:

História Virtual. Conceito de Função. Apropriação de Conceitos. Psicologia Histórico-Cultural.


PÁGINAS: 200
RESUMO:

O Ensino de Matemática vem sendo amplamente discutido desde que, no início do século passado, países europeus e americanos se preocuparam com os rumos deste, resultando em mudanças importantes nos processos de ensino e aprendizagem. Diferentes conteúdos já têm sido abordados nas pesquisas brasileiras que envolvem o ensino da matemática, inclusive o conteúdo de Função, presente desde as questões mais fundamentais, como nas operações de contagem, até elementos que se apresentam em questões mais avançadas como em cálculos infinitesimais e probabilidade. Além disso, a função pode ajudar a compreender quais as relações entre a geometria e a álgebra ao discutir, por exemplo, a resolução de equações e construções de gráficos. Portanto, é necessário o esforço em prol do ensino da Função, principalmente no que tange à uma pesquisa que utilize as categorias do lógico e do histórico na construção do conceito e no seu uso pela humanidade, discussão pouco desenvolvida nas pesquisas da área. Para suprimir tal lacuna, esta pesquisa tem por objetivo discutir o processo de apropriação do conteúdo de função na sala de aula a partir de uma tarefa que envolva aspectos da história virtual, logo, calcada no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural (PsiHC). Para atingir este objetivo foi feita uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como procedimentos de coleta de dados a observação, a entrevista e análise documental. A partir da análise dos dados, chegamos a três categorias: 1) Conversão dos elementos da função em linguagem gráfica: limites e potencialidades da narrativa; 2) O cotidiano nas narrativas e o pensamento empírico: entraves no desenvolvimento do pensamento conceitual; 3) A interação entre pares no contexto da narrativa. A partir delas, concluímos que é importante ter cuidado com a abordagem de função discreta e a passagem para a função contínua; elaborar narrativas que contribuam para o desenvolvimento do pensamento conceitual; e como os vínculos afetivos, as emoções e a relação entre pares podem contribuir no processo de apropriação do conteúdo de função. Sendo assim, tais categorias serão importantes para pensar nas possibilidades e avanços a serem feitos durante a elaboração e aplicação de histórias virtuais para o ensino de matemática, pensando no processo de apropriação de conceitos.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 282737 - EDILSON FORTUNA DE MORADILLO
Interno - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 4298534 - MARIZE SOUZA CARVALHO
Externo à Instituição - Maria Lúcia Panossian - UTFPR
Notícia cadastrada em: 17/07/2019 08:46
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA