Banca de DEFESA: DAIANA DIAS RIBEIRO FIGUEIREDO

DISCENTE : DAIANA DIAS RIBEIRO FIGUEIREDO
DATA : 04/07/2019
LOCAL: Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia

A PRESENÇA DOS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE QUÍMICA

objetos Educacionais Digitais, Tecnologias na Educação, Ensino de Química, Análise do Discurso

A tecnologia está totalmente vinculada à ciência, pois se tornou um veículo transformador da relação do homem com o mundo. Com ela, a possibilidade de transformações em qualquer campo do conhecimento é emergente. O veículo em questão é contínuo e mutável; e invadiu todas as esferas da sociedade, inclusive a educação, modificando a forma de aprender e ensinar. Não cabe mais ensinar como se ensinava há 10 ou 20 anos. É urgente o repensar, sobretudo, metodológico. Nosso foco, nessa investigação, é trazer impressões acerca das tecnologias, principalmente as digitais, associadas à educação, bem como a presença delas no fazer pedagógico. Associada às tecnologias digitais, o processo de ensino, vem se modificando ao longo dos anos, à medida que a tecnologia avança. Uma tendência do uso das tecnologias digitais é resumir, o papel do/da docente, numa perspectiva metodológica, em mediar o uso das tecnologias digitais em sala de aula. Nesse processo, os/as educadores/as são os pares mais capazes, e nenhuma tecnologia digital será capaz de superar as variáveis formas de ensinar que o/a professor/a agrega consigo ao longo de suas construções históricas e sociais. É nesse recorte ontológico que a pesquisa objetiva interpretar, a partir da análise do discurso, a presença dos objetos educacionais digitais no processo de ensino como recurso didático nas aulas de Química, numa escola da rede básica de ensino. A análise dos dados nos possibilitou um movimento reflexivo sobre as limitações e potencialidades do processo de ensino ao utilizar as tecnologias digitais como recurso didático.

Presidente - 2920919 - BARBARA CARINE SOARES PINHEIRO
Interno - 2895880 - HELIO DA SILVA MESSEDER NETO