Banca de DEFESA: JACQUELINE MARCIA LEAL DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACQUELINE MARCIA LEAL DA SILVA
DATA : 24/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala da RNP
TÍTULO:

 

 DESVELANDO PRINCÍPIOS DA CULTURA HACKER: OS(AS) LICENCIANDOS(AS) EM PEDAGOGIA E A RELAÇÃO DE CUIDADO COM A NATUREZA 


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura Hacker; Respeito a Natureza; Licenciando(a) em Pedagogia; Referenciais Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais (RTMCN) 


PÁGINAS: 212
RESUMO:

A presente tese de doutorado toma como ponto de partida a análise da cultura hacker para investigar suas contribuições no fortalecimento da relação do(a) licenciando(a) em pedagogia com a natureza. Dentro desta perspectiva, tornou-se importante investigar como a cultura hacker pode contribuir pedagogicamente para o componente curricular Referenciais Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais (RTMCN) promover o fortalecimento da relação de cuidado dos(as) licenciandos(as) com a natureza. Em sintonia com esta questão, o objetivo geral proposto foi compreender os princípios constitutivos da cultura hacker na perspectiva de contribuírem para uma relação de cuidado dos licenciandos com a natureza, construída no âmbito dos estudos no componente curricular RTMCN. Para tanto realizamos um Estudo de Caso qualitativo, em uma turma do referido componente na licenciatura em pedagogia no Campus I da UNEB (Universidade do Estado da Bahia). Utilizamos as técnicas de produção de dados: observação direta e participada, entrevista e análise documental, envolvendo tanto os discentes quanto as professoras da turma. Um estudo bibliográfico sobre a cultura hacker foi realizado para fins de delinear seus fundamentos políticos e filosóficos e identificar as categorias inerentes a esta cultura: democratização da informação; cultura livre e o Commons, etapas relevantes para o embasamento teórico da pesquisa. Foram definidos princípios fundamentais das comunidades hackers os quais demonstram e estabelecem condições favoráveis à convivência respeitosa em coletividade: predisposição ao compartilhamento de informações e conhecimentos; postura naturalmente colaborativa e exercício respeitoso da liberdade. Os estudos que envolvem a relação ser humano e natureza partiram das reflexões acerca da trajetória dos movimentos e organizações civis mundiais para a preservação do meio ambiente, que concedem importantes informações à população e possibilitam uma tomada de consciência sobre os riscos da degradação da natureza para a humanidade, se constituindo em um posicionamento utilitarista, além de não promover resultados significativos ao longo de várias décadas. Ademais, são discutidos na perspectiva pedagógica, as concepções de ecopedagogia, pedagogia da terra, alfabetização ecológica e a essência do cuidado como ethos fundamental do ser humano, referenciando-se na racionalidade ambiental e no saber ambiental. Os resultados da pesquisa apontam a necessidade de criação de estratégias metodológicas em espaços formativos dos pedagogos, em especial as salas de aula dos componentes curriculares que “ensinam-aprendem-ensinam” ciências da natureza, fundamentadas nos princípios da cultura hacker delineados nesta pesquisa, os quais deverão proporcionar experiências didático-pedagógica promotoras de valores constitutivos de uma relação ética de respeito e de cuidado entre futuros professores da Educação Infantil/anos iniciais do EF e a natureza. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2998326 - LYNN ROSALINA GAMA ALVES
Interna - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Interna - 1199305 - FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN
Externa à Instituição - CAMILA LIMA SANTANA E SANTANA - IFBA
Externa à Instituição - CARLA VERONICA ALBUQUERQUE ALMEIDA - UNILAB
Notícia cadastrada em: 23/04/2024 15:08
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