Banca de DEFESA: POLIANA SCHETTINI SILVA

DISCENTE : POLIANA SCHETTINI SILVA
DATA : 06/02/2024
LOCAL: Conferência Web

OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA: UMA ANÁLISE DO PLANEJAMENTO À EXECUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Formação inicial de professores; Formação de professores de física; Saberes docentes; Conhecimento Pedagógico de Conteúdo; Estágio Supervisionado.

Esta pesquisa, de natureza fenomenológica, teve como ponto de partida a nossa insatisfação com modo que se encontra o Ensino de Física na Educação Básica, atrelada a nossa concepção de que a busca pela melhoria do mesmo passa, obrigatoriamente, pela melhoria da formação de professores. Acreditamos que a formação de professores precisa estar alinhada com a concepção de professor que queremos atuando na Educação Básica e por conta disso, nos debruçamos, inicialmente, em entender como o professor de física está sendo formado, analisando e discutindo sobre os modelos de formação docente que estruturam os cursos de licenciatura do país, além de olharmos sistematicamente para o desenvolvimento dos saberes docente que compõe a base de conhecimentos do professor. Assim, focamos nossas atenções no Estágio Supervisionado, por entendermos as potencialidades formativas que o mesmo tem, pois é durante esse momento que o aluno se depara com todas as variáveis do trabalho docente, ocupando o espaço de professor pela primeira vez. Dessa forma, ao longo da pesquisa objetivamos: i) compreender os significados atribuídos, pelos licenciandos em Física, aos saberes docentes relacionados ao planejamento e execução de uma Sequência Didática, elaborada com base na Teoria da Aprendizagem Significativa; e ii) analisar a composição do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) dos licenciandos em diferentes momentos. Para alcançar tais objetivos, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa tendo a observação participante como técnica de pesquisa. Os dados foram coletados junto à uma turma de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física da universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Formação de Professores. Os resultados foram analisados à luz da Analise de Conteúdo e mostraram que os licenciandos conseguiram desenvolver um conjunto de saberes docentes relacionados às habilidades de ensino, no entanto nenhum saber foi desenvolvido sobre o uso da Teoria da Aprendizagem Significativa. Além disso, foi possível inferir que o houve um movimento do PCK dos licenciandos, quando confrontamos a composição do mesmo em diferentes momentos. Por fim, identificamos que enquanto o PPC do curso apresenta traços da racionalidade técnica, a disciplina de estágio supervisionado foi estruturada nos mols da racionalidade crítica, contribuindo para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva nos licenciandos.

Presidente - ***.834.344-** - INDIANARA LIMA SILVA - UEFS
Interno - ***.052.785-** - ELDER SALES TEIXEIRA - UEFS