Banca de DEFESA: HUGO LUIZ OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HUGO LUIZ OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 21/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Conferência Web RNP - Sala de Reuniões do PPGEFHC
TÍTULO:

PRINCÍPIOS DIDÁTICOS HISTÓRICO-CRÍTICOS PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Eletroquímica; Princípios Didáticos, Pedagogia Histórico-Crítica.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

Pensar em princípios didáticos para o ensino potencializa a prática docente, uma vez que viabiliza a superação de práticas de ensino que focalizam unicamente o passo a passo de um aprendizado. O uso de princípios permite ao docente pensar sobre o quê ensinar, como ensinar e a quem ensinar. Nesse sentido, tomando como base o Materialismo Histórico-Dialético (MHD) e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), objetivamos, nesta dissertação, elaborar e discutir princípios didáticos que podem nortear o ensino de eletroquímica em uma perspectiva histórico-crítica. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada do MHD e na PHC, com algumas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. Desse modo, foi realizada uma análise histórica referente à constituição moderna da eletroquímica, para que, por meio da análise das necessidades históricas apontadas e com base nos fundamentos teóricos adotados, pudéssemos elucidar aquilo que é essencial para o ensino de eletroquímica, contribuindo para uma formação humana omnilateral do estudante. Dessa maneira, formulamos dois princípios didáticos: o primeiro refere-se aos conceitos de oxidação e redução como estruturante para a compreensão das reações de oxirredução, os quais são base para o entendimento dos fenômenos eletroquímicos. O segundo aborda os dispositivos eletroquímicos e suas representações, discutindo a importância da representação e de seus diversos modos para o ensino de eletroquímica. Por fim, ressaltamos que esses princípios tem como função principal nortear o trabalho pedagógico sem se propor a apresentar receitas de como ensinar, uma vez que as formas de ensino variam de acordo com as singularidades de cada estudante, sala de aula e escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1034186 - RAFAEL MOREIRA SIQUEIRA
Interna - 1278847 - LETICIA DOS SANTOS PEREIRA
Externa à Instituição - LUCIANA MASSI - UNESP
Notícia cadastrada em: 19/12/2023 00:03
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