Banca de DEFESA: CAMILA CUNHA

DISCENTE : CAMILA CUNHA
DATA : 22/12/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/programa-de-pos-graduacao-em-ensino-filosofia-e-histo

QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA INTERCULTURAL.

Educação científica intercultural; QSC; formação de professores; pesquisa de design.

Considerando a perspectiva da educação científica intercultural, desenvolvemos uma pesquisa que se propõe a pensar as possibilidades para a formação de professores sensíveis a diversidade cultural. A educação científica intercultural faz uma leitura da realidade escolar sob a ótica cultural e nos coloca frente ao entendimento da ciência enquanto uma dentre as tantas culturas existentes. Aborda a escola como espaço de encontro cultural, que comumente reverbera em conflitos e convergência, quando em diálogo com as culturas dos estudantes. Ensinar ciências é, portanto, ensinar outra cultura e a maneira como ensinamos essa cultura faz toda diferença na aprendizagem. Defendemos um ensino de ciências que seja capaz de estabelecer diálogos capazes de negociar significados e ampliar as visões de mundo dos estudantes. Pautar um ensino assim pressupõe também o desenvolvimento de uma formação de professores interculturais, ou mesmo, culturalmente sensíveis. Nossa pesquisa se insere no contexto da formação inicial de professores de ciências sensíveis à diversidade cultural e se desenvolveu partindo do seguinte objetivo geral: investigar os caminhos teóricos e metodológicos para as questões sociocientíficas no contexto da formação de professores de Biologia sensíveis à diversidade cultural. Para alcançar esses objetivos, julgamos produtivos os seguintes objetivos específicos: 1) Delimitar um entendimento sobre a educação científica intercultural e a formação de professores sensíveis à diversidade cultural; 2) Discutir a natureza das questões sociocientíficas, seus direcionamentos pedagógicos e usos didáticos em diálogo com a formação de professores sensíveis à diversidade cultural; 3) Desenvolver princípios de design e uma intervenção educacional na formação de Biologia envolvendo questões sociocientíficas e o desenvolvimento da sensibilidade à diversidade cultural; e 4) Avaliar a validade e adequação de princípios de design a partir da análise de uma intervenção educacional. Na convergência entre esses dois locus de pesquisa, surge princípios de design e uma proposta de intervenção construídos a partir do percurso metodológico empreendido pela Pesquisa de Design. Foram elaborados quatro princípios de design que juntos estruturaram um curso de curta duração aplicado entre os meses de agosto de outubro de 2021 no contexto do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Santana. A elaboração dos princípios de design foi baseada na revisão de literatura acerca da educação científica intercultural, sua formação docente e das questões sociocientíficas. Foram validados três dos quatro princípios de design a partir da análise de episódios de ensino e do diário de campo da pesquisadora. Os princípios de design receberam nomeações que sintetizam suas finalidades frente à formação de professores sensíveis à diversidade cultural, são eles: 1) Pluralidade de razões; 2) Reflexões epistemológicas e negociação de significados; 3) Diálogo intercultural. Além da validação desses princípios tivemos como resultado a indicação da ampliação do tempo da intervenção a fim de contemplar o quarto princípio de design – Sensibilidade Intercultural. Consideramos, por fim, que nossos princípios de design e nossa intervenção, podem fazer avançar aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais de professores de ciências e que estejam orientados para o respeito e consideração das diversas culturas que se encontram nas salas de aula.

Presidente - ***.326.105-** - GEILSA COSTA SANTOS BAPTISTA - UEFS
Interno - ***.185.465-** - NEI DE FREITAS NUNES NETO - UFGD