Banca de DEFESA: YNGRID LIZANDRA MEDEIROS DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YNGRID LIZANDRA MEDEIROS DE CARVALHO
DATA : 13/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
TÍTULO:

ATELIÊS DE INSURGÊNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: Ideias para uma reconciliação com a natureza A PARTIR DE DANIEL MUNDURUKU


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências; relação humano-natureza; ecologia de saberes.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Entendo as relações humano-natureza na atualidade embebidas por utilitarismo e antropocentrismo que fomentam formas de ser e estar no mundo desligadas da dinâmica natural. O Ensino de Ciências, nessa perspectiva, tem somado com o afastamento do humano da natureza, uma vez que se aprisiona em narrativas e discursos monolíticos e hegemônicos das ciências modernas pautadas no cientificismo e reducionismo dos processos, fenômenos e seres naturais. Contudo, há culturas e povos que não deixaram se permitir esse afastamento, uma vez que suas ontologias mais próximas de uma lógica relacional compreendem e se percebem como pertencidos à natureza, impossibilitando qualquer construção epistêmica e prática dissociada dessa. Por isso, reflito se não seria possível aprender e dialogar no Ensino de Ciências junto a essas ontologias acerca de compreensões sobre natureza mais imbricada com o humano. Para isso, traço como objetivo de pesquisa criar ateliês de insurgência, espaços de diálogos horizontais entre Ciências e Saberes Tradicionais, a partir dos conhecimentos de Daniel Munduruku, como espaços formativos plurais para o Ensino de Ciências. Para responder esse objetivo, assumo como caminho metodológico a pesquisa do tipo qualitativa de abordagem narrativa, fundamentada a partir das matrizes paradigmáticas, epistêmicas e políticas dos estudos decoloniais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2682594 - FABIO PESSOA VIEIRA
Interna - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - THIAGO EMMANUEL ARAÚJO SEVERO - UFRN
Notícia cadastrada em: 12/12/2023 10:04
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA