AS CONTRIBUIÇÕES DE ELISA FROTA-PESSÔA E NEUSA AMATO PARA AS PESQUISAS EM RAIOS CÓSMICOS NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA
Crítica Feminista da Ciência. Epistemologias Feministas. História das Mulheres nas Ciências. Historiografia das Ciências no Brasil. Raios Cósmicos.
Este trabalho se dedica a apresentar contribuições de mulheres cientistas, especificamente duas mulheres brasileiras, a compor uma possível rede de especialistas na área de Raios Cósmicos. Além disso, discutimos sobre de que maneira o trabalho desempenhado por elas nos laboratórios do Brasil trouxe significativos avanços científicos para a Física Experimental no Brasil. Para isso, esta tese divide-se em três estudos paralelos e complementares. O primeiro estudo visa contribuir para uma nova história da institucionalização da física no Brasil a partir das contribuições e da biografia da física Elisa Frota-Pessôa; o segundo, seguindo o mesmo compromisso de visibilizar a História das mulheres na física brasileira, tem como objetivo apresentar a trajetória e as colaborações de Neusa Amato para as pesquisas físicas e experimentais realizadas nos laboratórios de emulsões nucleares no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O terceiro e último artigo, finalmente, explora uma perspectiva epistemológica feminista para, a partir das trajetórias de Elisa e Neusa, identificar e teorizar acerca do fenômeno do apagamento histórico de mulheres nos currículos escolares brasileiros de fisica, o qual passamos a nomear Efeito Elisa. Como uma possível forma de minimizar este efeito, foram propostos Princípios de Design para a criação de Sequências Didáticas de Raios Cósmicos no Ensino Médio, visando incorporar diversidade social e promover equidade de gênero aos currículos do Ensino Médio. Esperamos que esta pesquisa preencha lacunas nas temáticas de Gênero e História das Ciências no Brasil, destacando o papel das mulheres na construção científica e, especificamente, na física de Raios Cósmicos.