Banca de DEFESA: YACI MARIA MARCONDES FARIAS

DISCENTE : YACI MARIA MARCONDES FARIAS
DATA : 09/10/2023
LOCAL: remoto

EDUCAÇÃO ANTIOPRESSIVA NO ENSINO DE EVOLUÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM CLÉMENCE ROYER

Educação antiopressiva, Ensino de biologia, Clémence Royer, Evolução biológica, Pedagogia freire-hookiana.

A despeito de um relativo aumento, nas últimas décadas, de pesquisas que têm como foco um ensino de biologia que vai além de uma abordagem cientificista e conteudista, ainda notamos uma lacuna importante na proposição de estratégias educacionais que abarquem as questões sociopolíticas e culturais que nos cercam e impactam. Esse viés apolítico ou acrítico do ensino de biologia contribui para perpetuação de visões ultrapassadas e estereotipadas (da ciência, da produção de conhecimento, do ser humano, de grupos sociais, etc.) que podem reforçar padrões opressivos. Nesse sentido, é relevante chamar a atenção para a importância da formação docente em biologia, voltada para a preparação de sujeitos que atuem de forma crítica e engajada na sociedade, principalmente se levarmos em conta o contexto sociopolítico que vivemos nos últimos anos e da crescente onda fascista que experienciamos no Brasil. Sendo assim, amparada pelas demandas sociais e legais que dizem respeito a promoção de ações educativas voltadas para o combate as opressões, em especial o racismo e sexismo, fundamentada pela perspectiva teórica da pedagogia freire-hookiana e pelo referencial teórico-metodológico da pesquisa em Design Educacional, essa pesquisa objetivou elaborar uma sequência didática (SD), no âmbito do ensino de evolução biológica, baseada na trajetória intelectual da francesa Clémence Royer  a ser implementada em uma turma do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. De maneira mais específica, objetivamos: (1) investigar a trajetória intelectual da francesa e mulher das ciências Clémence Royer, como recurso para a articulação entre história da ciência (neste caso, história das mulheres na ciência) e o ensino de ciências; (2) desenvolver e validar princípios de design para uma SD sobre o ensino de evolução biológica baseada em Clémence Royer com a intenção de promover uma formação crítica às dinâmicas de opressão na licenciatura em biologia, principalmente em relação as opressões de gênero e raça; (3) validar a sequência didática por pares e movimento social feminista. A partir de uma abordagem qualitativa, iniciamos esta investigação buscando contemplar a fase preliminar das pesquisas em design, no qual procedemos com a análise do contexto que culminou com a elaboração de um quadro conceitual baseado na literatura e no conhecimento docente que orientou toda a pesquisa. Em seguida, prosseguimos para a fase de prototipagem, momento em que houve a elaboração da intervenção didática, e os processos de validação por pares e movimento feminista, além da investigação dos princípios de design, testados empiricamente no contexto real de sala de aula. Realizou-se um ciclo de prototipagem com avaliação formativa que sinalizou para a reelaboração de estratégias com a finalidade de aperfeiçoamento da intervenção. Os resultados empíricos apontaram para a validação dos princípios investigados e para a potencialidade da SD como um todo. Quanto ao uso da trajetória intelectual de Clémence Royer, constatamos grande potencial da história desta mulher da ciência na promoção de debates relacionados as implicações sociais do evolucionismo, no caminho do desenvolvimento de pensamento crítico às dinâmicas de opressão pelos(as) educandos(as), resultados que demonstram as contribuições teóricas educacionais e para a área da história das ciências desta tese. Com base nestes resultados, elaboramos um material curricular educativo (MCE) baseado nos produtos educacionais deste estudo: os princípios, a SD e a biblioteca pública de educação antiopressiva. Ademais, esperamos que esta pesquisa contribua com a literatura do ensino de biologia e inspire o desenvolvimento de novas pesquisas que apresentem inovações educacionais que buscam articular os conteúdos específicos da biologia com temáticas socialmente relevantes, com o objetivo de fomentar uma educação contextualizada, problematizadora e antiopressiva.

Presidente - ***.815.045-** - CLAUDIA DE ALENCAR SERRA E SEPULVEDA - UEFS
Interna - ***.834.344-** - INDIANARA LIMA SILVA - UEFS