Banca de DEFESA: TALITA DE JESUS DA SILVA

DISCENTE : TALITA DE JESUS DA SILVA
DATA : 22/09/2023
LOCAL: Online via RNP

QUESTIONAMENTOS PROMOVIDOS POR PROFESSORES EM AULAS DE MATEMÁTICA E A PARTICIPAÇÃO VERBAL DE ESTUDANTES

Comunicação. Propósitos das Perguntas. Participação verbal. Ambientes de aprendizagem.

Esta dissertação de mestrado teve como foco contribuir para o avanço da compreensão do papel da comunicação no ensino da Matemática. Foi composta por dois objetivos independentes que orientaram o desenvolvimento de estudos empíricos correlatos na mesma área de investigação, culminando em uma dissertação no formato multipaper. Ambos os artigos abordam pesquisas empíricas com abordagem qualitativa, guiados respectivamente pelos seguintes objetivos: identificar e caracterizar os propósitos das perguntas feitas por professores em aulas de matemática; e compreender de que maneira as perguntas dos professores de Matemática em suas aulas requerem a participação verbal dos estudantes. Para viabilizar a realização dos objetivos em ambos os estudos, contamos com a participação de dois professores de Matemática do Ensino Fundamental II da cidade de Amargosa, Bahia. As análises apontam que, em relação aos estudantes, as perguntas dos professores em aulas de matemática possuem diferentes propósitos, tais como: verificar e avaliar seu conhecimento; estimular sua reflexão e pensamento; obter informações que garantam o bom funcionamento da aula ou fazer pedidos e solicitações; direcionar a atenção para determinados aspectos do conteúdo e ajudá-los a chegar às respostas; obter sua concordância com as ideias apresentadas e exercer o controle disciplinar. Ao analisar a relação entre as perguntas dos professores e a participação verbal dos alunos, percebemos que a comunicação estabelecida em sala de aula está diretamente condicionada ao ambiente de aprendizagem adotado. Os resultados da análise dos dados indicam que os padrões de comunicação estabelecidos por meio das perguntas feitas pelos professores em aulas de matemática foram: o padrão "sanduíche", o padrão "jogo-de-perguntas" e a ausência de participação verbal.

Presidente - 1745317 - JONEI CERQUEIRA BARBOSA
Interna - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA