Banca de DEFESA: CARINE ALVES DOS SANTOS PEIXOTO

DISCENTE : CARINE ALVES DOS SANTOS PEIXOTO
DATA : 04/08/2023
LOCAL: Salão Nobre do Instituto de Biologia, Campus Universitário de Ondina, Salvador, Bahia

Educação CTS na Formação Inicial de Professores: Experiências de Egressos do PIBID/Biologia da UFBA

CTS. Formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Narrativas.

Esta tese parte das nossas inquietações diante das vivências de egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia com a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no contexto formativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Biologia/UFBA). A educação CTS busca promover a formação científica e tecnológica dos sujeitos, capacitando-os para a tomada de decisão com vistas à formação da cidadania. O PIBID, por sua vez, surgiu como uma política pública de incentivo e valorização ao magistério, possibilitando aos estudantes dos cursos de licenciatura a atuação em seu futuro ambiente de trabalho desde o início da graduação. Nesse sentido, esta tese busca compreender como egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFBA experienciaram o CTS no contexto do PIBID. Para melhor compreender o conceito de experiência, utilizamos a definição de Larrosa (2002), em que define experiência como um acontecimento capaz de transformar o sujeito da experiência. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa empírica, baseada em narrativas de 16 egressos do PIBID/Biologia/UFBA participantes do Subprojeto 2010-2014, o qual teve o CTS como eixo norteador da Iniciação à Docência. Metodologicamente, este estudo está dividido em duas etapas principais: i) grupo focal, baseado na socialização e possíveis tensionamentos das experiências e ii) entrevista, a qual objetivou compreender como os egressos experienciaram o CTS no contexto do PIBID. Os discursos obtidos foram organizados, categorizados, analisados e descritos ao longo da investigação por meio da Análise Textual Discursiva. A análise do corpus nos rendeu quatro categorias emergentes: 1) Percepção dos egressos sobre o processo de adaptação e incorporação do CTS no PIBID/Biologia/UFBA; 2) A ciência como agente de (trans)formação social; 3) O PIBID como potencial espaço formativo e; 4) pontos de estrangulamento do CTS no Ensino de Ciências e Biologia. A análise dos dados revelou que os egressos vivenciaram o CTS de modo tenso e ao mesmo tempo muito formativo, afinal um dos objetivos da Iniciação à Docência foi integrar os estudantes com as escolas, a fim de subsidiar o conhecimento técnico, científico e pedagógico na área do ensino de Biologia. O estudo desse tensionamento entre a formação em CTS da Iniciação à Docência e a formação tradicional da graduação revelou a posição dos egressos sobre a necessidade de uma reformulação pedagógica e metodológica nos cursos de formação inicial de professores. Dessa maneira, as experiências e saberes adquiridos durante o processo formativo podem se relacionar diretamente com a realidade da escola e da sociedade em que atuarão profissionalmente. O PIBID se mostrou como um espaço formativo com grandes potencialidades para a inserção do CTS, capaz de mobilizar saberes, conhecimentos, atitudes e valores que potencializam a dimensão política, crítica e reflexiva da formação docente.

Presidente - 287816 - REJANE MARIA LIRA DA SILVA
Interna - 1199305 - FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN
Interno - 282737 - EDILSON FORTUNA DE MORADILLO
Externa ao Programa - 2497959 - RAQUEL NERY GOMES LIMA - UFBAExterno à Instituição - PAULO MARCELO MARINI TEIXEIRA - UESB