Banca de DEFESA: GREGORY ALVES DIONOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GREGORY ALVES DIONOR
DATA : 24/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Educação CTS/CTSA: uma análise a partir das contribuições de Imre Lakatos e Hugh Lacey

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

 

Educação em Ciências; História e Filosofia da Ciência; Estudo histórico-epistemológico; Revisão Integrativa de Literatura.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

Entre as décadas de 1960 e 1970, inflama a preocupação em problematizar e pensar criticamente a atividade científica, principalmente observando os impactos sociais da mesma, dadas as consequências socioambientais de eventos/situações como a percepção dos efeitos da degradação ambiental provenientes da industrialização, das bombas atômicas e da guerra do Vietnã. Surgem, assim, os estudos que seriam denominados posteriormente de Movimento CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente). Dentre as frentes de atuação deste movimento, há uma voltada para estruturar uma educação na perspectiva de mobilização das esferas CTSA – a Educação CTSA. A partir disso, percebemos lacunas ainda pouco exploradas nas reflexões teórico-epistemológicas nos estudos da Educação CTSA dentro do contexto mais amplo do campo de pesquisa em educação científica. Quando falamos em “contexto mais amplo de pesquisa”, variadas são as interpretações, pois, a depender do aporte teórico no qual se embasa, a constituição dele se modifica. Uma das possibilidades de entendermos as bases fundamentais de um campo de pesquisa é através de análises epistemológicas a partir de construtos de áreas como a História e a Filosofia da Ciência, por meio de autores tais quais Imre Lakatos e Hugh Lacey. A escolha de Lakatos enquanto um dos autores centrais para a análise aqui se dá pela potencialidade que percebemos em sua obra para compreensão das teorias científicas e, assim, nos servir como norteador do nosso olhar sobre a pesquisa em Educação CTSA. Porém, devido a uma das limitações que encontramos em Lakatos – a não discussão da relação entre valores e ciência – recorremos a Lacey como o outro autor central da nossa análise, já que ele tensiona justamente essa problemática nos estudos metacientíficos. Dessa forma, essa tese objetiva: (i) Compreender as contribuições teórico-epistemológicas de dois autores da filosofia da ciência – Imre Lakatos e Hugh Lacey – e como seus construtos podem se complementar na construção de uma visão mais abrangente de compreensão da ciência, sobretudo centrada em valores; (ii) Analisar, através de revisão integrativa da literatura, se e como publicações do campo da pesquisa em Ensino de Ciências acerca da Educação CTSA apresentam em seus fundamentos contribuições epistemológicas características dos estudos de Lakatos e Lacey. Esta tese apresenta-se em formato de coletânea de artigos, sendo que, em cada artigo-capítulo, buscamos contemplar cada um dos objetivos elencados.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Interno - ***.185.465-** - NEI DE FREITAS NUNES NETO - UFGD
Interno - 3161885 - CLAUDIO RICARDO MARTINS DOS REIS
Externo à Instituição - PAULO MARCELO MARINI TEIXEIRA - UESB
Externo à Instituição - ALEXANDRE BAGDONAS HENRIQUE
Externa à Instituição - LIZIANE MARTINS - UFSB
Externa à Instituição - DALIA MELISSA CONRADO - UFGD
Notícia cadastrada em: 24/07/2023 09:18
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