Banca de DEFESA: DIRLANE GOMES E SILVA

DISCENTE : DIRLANE GOMES E SILVA
DATA : 01/08/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/programa-de-pos-graduacao-em-ensino-filosofia-e-histo

Agrobiodiversidade: uma via para a promoção do diálogo intercultural no ensino de Ciências

Ensino de ciências; Diálogo intercultural; Agrobiodiversidade; Letramento científico.

Apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo geral analisar como a agrobiodiversidade pode constituir uma via para a promoção do diálogo intercultural no ensino de ciências para estudantes agricultores de Ipecaetá, Bahia, Brasil. Nesse sentido, percorremos os seguintes objetivos específicos: a) investigar através de revisão sistemática na literatura existente, se, e como a agrobiodiversidade está relacionada ao ensino de ciências. b) problematizar os documentos educacionais: Plano Municipal de Educação do Município, Referencial Curricular Municipal e Planos Político Pedagógicos no que tange a agrobiodiversidade para a promoção do diálogo intercultural no ensino de ciências. c) identificar as concepções dos professores da área de ciências acerca da agrobiodiversidade e possibilidades da sua consideração no diálogo intercultural. Tratase de pesquisa qualitativa descritiva, com foco de atenção aos significados atribuídos pelos sujeitos e objetos de investigação. Nesta perspectiva, foi realizada revisão sistemática de literatura, análise de documentos e pesquisa empírica, através da entrevista semiestruturada. Com relação à revisão sistemática de literatura, não foram encontradas pesquisas que relacionem de forma direta agrobiodiversidade como via para o ensino de ciências. Todavia, verifica-se que a agrobiodiversidade tem sido tema de numerosas investigações voltadas para sua identificação, usos, consumo, abrangendo múltiplas áreas do conhecimento: saúde, alimentação, direito, meio ambiente, biodiversidade e cultura, dentre outros. Há indicativo de que o meio acadêmico possui interesses diversos nas investigações acerca da agrobiodiversidade. Entretanto, é possível afirmar que há um longo caminho a ser seguido na direção de registrar, valorizar e abordar amplamente a agrobiodiversidade, sobretudo no âmbito de sua aplicabilidade ao ensino de ciências intercultural. Os principais resultados derivados da análise de documentos apontam que não há indicação de um currículo específico para o ensino de ciências para estudantes agricultores com abordagem da agrobiodiversidade. Há indicação implícita da agrobiodiversidade como temática no âmbito do planejamento da educação; há reconhecimento da consideração pelas realidades agrícolas e da cultura dos estudantes, de forma explícita. A pesquisa aponta na direção de que são necessários maiores esforços e empenho no atendimento às especificidades dos estudantes agricultores e aos seus contextos, para a formulação de planejamentos pedagógicos que direcione para estratégias mais aproximadas, com via em inserir de forma explícita a abordagem da agrobiodiversidade e assim construir caminhos para preenchimento desta lacuna no ensino de ciências. Destarte, o estudo poderá contribuir na construção de documentos curriculares para o ensino de ciências na proposição de planejamentos futuros. Acerca da pesquisa empírica, observa-se que os professores se empenham e possuem interesse em atender necessidades educacionais do contexto dos estudantes agricultores, porém estes apontam a falta de arcabouço documental pedagógico e formativo para sua efetividade. Possivelmente, práticas pedagógicas estão sendo encaminhadas de forma simplista, priorizando-se ensino hegemônico como ponto de partida. É necessário ampliar a imersão e inclusão da cultura local enquanto arcabouço pedagógico, considerando os pontos de convergência entre ciência e os aspectos socioculturais alinhados a agrobiodiversidade.

Presidente - ***.326.105-** - GEILSA COSTA SANTOS BAPTISTA - UEFS
Interna - ***.380.080-** - ANA PAULA MIRANDA GUIMARÃES - IFBA