Banca de DEFESA: KESSIA LEILICIA ALMEIDA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KESSIA LEILICIA ALMEIDA DOS SANTOS
DATA : 18/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/programa-de-pos-graduacao-em-ensino-filosofia-e-histo
TÍTULO:

UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS SOBRE O MODELO ATÔMICO DE DALTON EM RELAÇÃO À ARGUMENTAÇÃO E AO USO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

Argumentação. Ensino de Química. História da ciência. Modelo atômico de Dalton.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

O presente trabalho teve como objetivo analisar como o modelo atômico de Dalton tem sido abordado nos livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio, aprovados pelo PNLD 2021, em relação aos aspectos históricos e argumentativos. A metodologia para análise dos livros didáticos foi feita de forma qualitativa e em duas etapas: a primeira, sobre os aspectos históricos apresentados nos livros para abordar o assunto, usando um instrumento de análise adaptado de Leite (2002); a segunda, sobre os aspectos argumentativos dos livros, usando o padrão de argumentação de Toulmin (2006). Concluiu-se que apesar do PNLD exigir que os livros didáticos utilizem a história da ciência, as informações históricas encontradas nesses livros didáticos analisados pouco contribuem para auxiliar na construção de conceitos pelos estudantes. Em relação a argumentação, os livros didáticos podem ser agrupados em três categorias: (A) aqueles que apresentam argumentação satisfatória do ponto de vista do PAT e do conteúdo do MAD; (B) aqueles que não apresentam argumentação satisfatória do ponto de vista do PAT e do conteúdo do MAD; (C) aqueles que apresentam argumentação satisfatória do ponto de vista do PAT, mas não, do conteúdo do MAD


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.052.785-** - ELDER SALES TEIXEIRA - UEFS
Interna - 1278847 - LETICIA DOS SANTOS PEREIRA
Interno - ***.811.595-** - JOSE LUIS DE PAULA BARROS SILVA - UFBA
Externa à Instituição - Stefannie de Sá Ibraim
Notícia cadastrada em: 13/07/2023 14:25
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA