UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS SOBRE O MODELO ATÔMICO DE DALTON EM RELAÇÃO À ARGUMENTAÇÃO E AO USO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA
Argumentação. Ensino de Química. História da ciência. Modelo atômico de Dalton.
O presente trabalho teve como objetivo analisar como o modelo atômico de Dalton tem sido abordado nos livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio, aprovados pelo PNLD 2021, em relação aos aspectos históricos e argumentativos. A metodologia para análise dos livros didáticos foi feita de forma qualitativa e em duas etapas: a primeira, sobre os aspectos históricos apresentados nos livros para abordar o assunto, usando um instrumento de análise adaptado de Leite (2002); a segunda, sobre os aspectos argumentativos dos livros, usando o padrão de argumentação de Toulmin (2006). Concluiu-se que apesar do PNLD exigir que os livros didáticos utilizem a história da ciência, as informações históricas encontradas nesses livros didáticos analisados pouco contribuem para auxiliar na construção de conceitos pelos estudantes. Em relação a argumentação, os livros didáticos podem ser agrupados em três categorias: (A) aqueles que apresentam argumentação satisfatória do ponto de vista do PAT e do conteúdo do MAD; (B) aqueles que não apresentam argumentação satisfatória do ponto de vista do PAT e do conteúdo do MAD; (C) aqueles que apresentam argumentação satisfatória do ponto de vista do PAT, mas não, do conteúdo do MAD