Banca de DEFESA: EMANUELE MARIA LEITE SUZART

DISCENTE : EMANUELE MARIA LEITE SUZART
DATA : 03/07/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/programa-de-pos-graduacao-em-ensino-filosofia-e-histo

Formação inicial de professores de biologia e educação científica sensível ao diálogo intercultural: possibilidades e limites a partir de uma abordagem etnoecológica associada à agroecologia.

Conhecimento científico escolar, conhecimento ecológico tradicional; contos; mediação cultural; formação docente.

Esta tese tem como objetivo geral analisar as possibilidades e limitações de uma abordagem da Etnoecologia associada à Agroecologia na formação inicial de professores de Biologia para uma educação científica sensível ao diálogo intercultural, após a aplicação de uma sequência didática (SD) no componente obrigatório curricular do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para isso, foram desenvolvidas investigações que correspondem aos três capítulos desta tese, que tem formato de coleções de artigos (ou multipaper). O primeiro capítulo é uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão sistemática de literatura, com o objetivo de mapear as produções científicas brasileiras referentes às experiências de ensino e formação de professores de Biologia na interface com a Etnoecologia e Agroecologia. Para tanto, foram realizadas buscas de trabalhos científicos e artigos em bancos de dados, periódicos e anais dos eventos científicos referentes à temática da tese. Para fins de análise dos dados, foi adotada a proposta de Análise de Conteúdo de Bardin por meio da categorização a posteriori. A partir dos resultados da revisão, destaca-se a lacuna das produções científicas em explicitar as relações entre os conhecimentos científicos e dos estudantes a partir de abordagens da Agroecologia e da Etnoecologia na educação científica e na formação de professores. O segundo capítulo é uma investigação empírica qualitativa que buscou analisar as possibilidades de uma abordagem para o diálogo intercultural em contos e planos de aula elaborados por licenciandos em formação, após a aplicação da SD. Para isso, foram realizadas análises das elaborações a partir da Análise de Conteúdo de Bardin por meio da categorização a priori e a posteriori. O terceiro capítulo é uma pesquisa empírica qualitativa, cujo objetivo é analisar a compreensão dos licenciandos acerca da construção de proposições de contos e de planos aulas para fins do diálogo intercultural entre os conhecimentos ecológicos locais e científicos escolar de Biologia. Para tal propósito, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, de modo online, com os grupos focais. Os dados foram analisados baseados na análise indutiva dos dados e em diálogos com a literatura referente à área de ensino de ciências e educação. A partir dos resultados da análise dos contos e dos planos de aula e dos relatos dos licenciandos sobre suas produções, conclui-se que as discussões e reflexões proporcionados pela SD podem contribuir para a formação dos licenciandos no que se refere a importância em desenvolver proposições de ensino para fins do diálogo intercultural em suas futuras práticas.

Presidente - ***.326.105-** - GEILSA COSTA SANTOS BAPTISTA - UEFS
Interno - 1034186 - RAFAEL MOREIRA SIQUEIRA