INVESTIGANDO O VALOR HEURÍSTICO DE UMA
FERRAMENTA DE ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE ONTOLOGIA MORAL
filosofia moral, valores, educação para virtudes, linguagem
A crise socioambiental vivenciada nos dias atuais, a exemplo do aquecimento global, exige mudanças no sistema educacional que vislumbrem ações sociopolíticas em seus currículos. Abordagens integradas CTSA/HFC que usem QSCs como estratégia de ensino para promoção de ações sociopolíticas têm sido utilizadas, mesmo que em pequena escala, a fim de formar cidadãos mais responsáveis socioambientalmente. Para tanto, apenas o conteúdo conceitual de ciência e tecnologia não é suficiente, sendo necessário considerar, também, as dimensões procedimentais e atitudinais dos conteúdos a serem ensinados na educação básica. Os valores morais e éticos (contemplados na dimensão atitudinal dos conteúdos) que apoiam ações sociopolíticas podem ser ensinados e expressos por meio da linguagem verbal e não verbal, sendo ressignificados pelos estudantes à medida que são aprendidos. Então, faz todo sentido usar ferramentas que analisem o discurso para avaliar o posicionamento ético dos estudantes nas pesquisas em ensino de ciências com vistas a promoção de ações sociopolítica. O presente estudo visa, então, propor ferramentas que permitam analisar, por meio da linguagem, as tendências com relação a tendência ética de ontologia moral dos estudantes. Para tanto, foi elaborada a Ferramenta de Análise do Posicionamento de Ontologia Moral (FAPCOM) que reúne elementos da Análise Crítica do Discurso e da Ferramenta de Análise da Apropriação da Linguagem Social da Ciência Escolar (FAALSCE). Esta ferramenta esta dividida em três partes: a análise da prática social, a análise do discurso e a análise do texto. Na primeira parte, analisa-se a quais os temas foram levados em consideração no posicionamento do estudante, avaliando se eles são condizentes com discurso hegemônico ou não-hegemônico, qual o tipo de valor é dado a natureza (intrínseco ou instrumental) e qual a tendência ética de ontologia moral apresentada pelo estudante. Para analisar o valor heurístico da FAPCOM, foram analisados as repostas dadas por estudantes, do primeiro ano do ensino médio, para um caso aplicado durante a sequência sobre aquecimento global (Sarmento, 2021). Os resultados, analisados indicam que a maioria dos estudantes atribuem a natureza valor intrínseco, tendendo ao senciocentrismo e/ou ecocentrismo. È importante salientar que na maioria dos discurso encontramos mais de uma tendência de consideração moral. Acreditamos que este é um bom resultado, pois o que vale é que a educação consiga promover a ampliação da consideração moral. Concluimos que a FAPCOM é passível de ser usada para analisar a tendência da ontologia moral dos estudantes