Banca de DEFESA: CÁSSIA REGINA REIS MUNIZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CÁSSIA REGINA REIS MUNIZ
DATA : 19/06/2023
HORA: 10:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/programa-de-pos-graduacao-em-ensino-filosofia-e-histo
TÍTULO:

INVESTIGANDO O VALOR HEURÍSTICO DE UMA

FERRAMENTA DE ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE ONTOLOGIA MORAL


PALAVRAS-CHAVES:

filosofia moral, valores, educação para virtudes, linguagem


PÁGINAS: 175
RESUMO:

A crise socioambiental vivenciada nos dias atuais, a exemplo do aquecimento global, exige mudanças no sistema educacional que vislumbrem ações sociopolíticas em seus currículos. Abordagens integradas CTSA/HFC que usem QSCs como estratégia de ensino para promoção de ações sociopolíticas têm sido utilizadas, mesmo que em pequena escala, a fim de formar cidadãos mais responsáveis socioambientalmente. Para tanto, apenas o conteúdo conceitual de ciência e tecnologia não é suficiente, sendo necessário considerar, também, as dimensões procedimentais e atitudinais dos conteúdos a serem ensinados na educação básica. Os valores morais e éticos (contemplados na dimensão atitudinal dos conteúdos) que apoiam ações sociopolíticas podem ser ensinados e expressos por meio da linguagem verbal e não verbal, sendo ressignificados pelos estudantes à medida que são aprendidos. Então, faz todo sentido usar ferramentas que analisem o discurso para avaliar o posicionamento ético dos estudantes nas pesquisas em ensino de ciências com vistas a promoção de ações sociopolítica. O presente estudo visa, então, propor ferramentas que permitam analisar, por meio da linguagem, as tendências com relação a tendência ética de ontologia moral dos estudantes. Para tanto, foi elaborada a Ferramenta de Análise do Posicionamento de Ontologia Moral (FAPCOM) que reúne elementos da Análise Crítica do Discurso e da Ferramenta de Análise da Apropriação da Linguagem Social da Ciência Escolar (FAALSCE). Esta ferramenta esta dividida em três partes: a análise da prática social, a análise do discurso e a análise do texto. Na primeira parte, analisa-se a quais os temas foram levados em consideração no posicionamento do estudante, avaliando se eles são condizentes com discurso hegemônico ou não-hegemônico, qual o tipo de valor é dado a natureza (intrínseco ou instrumental) e qual a tendência ética de ontologia moral apresentada pelo estudante. Para analisar o valor heurístico da FAPCOM, foram analisados as repostas dadas por estudantes, do primeiro ano do ensino médio, para um caso aplicado durante a sequência sobre aquecimento global (Sarmento, 2021). Os resultados, analisados indicam que a maioria dos estudantes atribuem a natureza valor intrínseco, tendendo ao senciocentrismo e/ou ecocentrismo. È importante salientar que na maioria dos discurso encontramos mais de uma tendência de consideração moral. Acreditamos que este é um bom resultado, pois o que vale é que a educação consiga promover a ampliação da consideração moral. Concluimos que a FAPCOM é passível de ser usada para analisar a tendência da ontologia moral dos estudantes


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ***.185.465-** - NEI DE FREITAS NUNES NETO - UFGD
Interna - ***.380.080-** - ANA PAULA MIRANDA GUIMARÃES - IFBA
Interna - 1199305 - FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN
Interno - 1090422 - CHARBEL NINO EL HANI
Externo à Instituição - PEDRO GUILHERME ROCHA REIS
Externo à Instituição - GIULIANO REIS
Notícia cadastrada em: 13/06/2023 13:15
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