Banca de DEFESA: ALEXANDRE RODRIGUES BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE RODRIGUES BARBOSA
DATA : 12/06/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Sala online https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/programa-de-pos-graduacao-em-ensino-filos
TÍTULO:

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA INTERNET: CRIATIVIDADE E (RE)PRODUÇÃO DIDÁTICA NO TRABALHO DE CRIADORES DE CONTEÚDO ONLINE’ DE FÍSICA PARA YOUTUBE E TIKTOK


PALAVRAS-CHAVES:

Divulgação científica; Criatividade; Ensino de Física


PÁGINAS: 271
RESUMO:

Entre formas e formatos, a divulgação científica tem a sua importância tanto no campo educacional quanto no campo político; isto porque ela aparece como um movimento que visa democratizar a ciência levando o conhecimento científico ao público não especializado. A história da divulgação científica nos confirma que diferentes mídias já foram (e têm sido) utilizadas com a finalidade de divulgar a ciência para a população. Atualmente, novos formatos de mídia para divulgação científica têm surgido, podemos citar como exemplo os podcasts e os canais em diferentes plataformas digitais, como YouTube e TikTok. Tal movimento complementa a história da divulgação científica e supera por incorporação outras dinâmicas já estabelecidas nesse sentido. Independentemente da escala temporal, a divulgação científica sempre teve um propósito bem evidente: compartilhar o saber científico a partir de uma linguagem popular. Entretanto, esta popularização da linguagem não deve ocorrer de qualquer maneira, justamente por ser a divulgação científica um ato político e de produção de humanidade. Levar conhecimento científico para o público que não participa diretamente da atividade científica é nutrir essas pessoas com as máximas abstrações já realizadas pelo gênero humano, no que se refere ao conhecimento da realidade, pois a apropriação de conceitos científicos nos aproxima do conhecimento da realidade. Entretanto – especialmente nos tempos atuais em que o fluxo de informações é enorme –, algumas informações podem nos afastar dela. Com o advento das redes de entretenimento, a atividade de divulgação científica se tornou descentralizada, de modo a haver uma mudança no polo de emissão da mensagem. Hoje, qualquer pessoa pode falar sobre ciência na internet, assim, o que, em sua aparência, é extremamente positivo, na verdade, é bastante perigoso, principalmente porque a internet é um terreno dominado pelas grandes empresas do Vale do Silício. Localizadas nos Estados Unidos da América, essas grandes empresas, por meio de regulações, influenciam a atividade de Divulgação Científica de modo que ela passe a ter formas e conteúdos que atendam às exigências dessas plataformas, ou seja, formas de abordagem e conteúdos específicos que “engajam” nas redes sociais e de streaming. Buscando analisar esse movimento autônomo de criadores de conteúdo de divulgação científica para a internet, no âmbito da Física, investigamos o processo criativo de cinco criadores de conteúdo com formação específica em Física. Nesse sentido, buscamos conhecer como tem se dado a dinâmica do movimento de divulgação científica na internet para além do que se aparenta, conhecendo, sobretudo, suas contradições. Tal investigação, portanto, tem suas bases no Materialismo Histórico-Dialético, na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural, e perpassa a análise de vídeos produzidos e a análise da entrevista com cada criador de conteúdo. Olhamos, em tal análise, o fenômeno de divulgação científica quanto à forma (como se divulga) e quanto ao conteúdo (o que se divulga). A análise dos dados nos permitiu identificar que os processos de produção de conteúdo de divulgação científica na internet têm apontado para uma tendência hegemônica de Divulgação Científica pautada no entretenimento, o qual nomeamos de Divulgação Científica de Entretenimento, um projeto perigoso que, em sua aparência, é lúdico, prazeroso, interessante e informativo. Todavia, em sua essência, é um movimento alinhado à agenda neoliberal do capitalismo tecnológico pautada na exploração criativa. Esse movimento, no âmbito da Física, ora tende a edificar a Física como entretenimento, ora tende a edificar a (pseudo)ciência como entretenimento, repercutindo, assim, em duas tendências marcantes de Divulgação Científica na internet, as quais são discutidas detalhadamente neste trabalho. Por assim dizer, constatamos que a Divulgação Científica de Entretenimento é mais um mecanismo que serve aos interesses do capitalismo, fazendo com que criadores de conteúdo online de Física (re)produzam didáticas e emblemas que acabam prejudicando o projeto de educação científica do público não especializado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2895880 - HELIO DA SILVA MESSEDER NETO
Interna - 2998326 - LYNN ROSALINA GAMA ALVES
Externa à Instituição - SANDRA LIMONTA - UFG
Externa à Instituição - MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES MAKIUCHI
Externa à Instituição - RAFAELLE DA SILVA SOUZA
Notícia cadastrada em: 11/06/2023 12:27
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