RAZÃO E DIALÉTICA: UMA COMPREENSÃO DA EPISTEMOLOGIA QUÍMICA BACHELARDIANA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
Bachelard, Epistemologia Química, Razão, Dialética, Númeno, Materialismo Químico, Educação, Pedagogia da Razão
Inserindo-se na linha de pesquisa da Filosofia da Química "Os clássicos da Filosofia e a Química”, este trabalho apresenta como tese principal a afirmação de que se encontra no pensamento bachelardiano uma original, porquanto dialética, Epistemologia Química. Dialogando com a grande área da Educação Química, esta pesquisa também aponta contribuições da obra de Bachelard para a formação metaquímica e autonomia epistêmico-social dos diversos atores que integram aquela área. Assim, em primeiro lugar, contemplando, essencialmente, obras como A Filosofia do Não, O Novo Espírito Científico, Materialismo Racional, esboçamos reflexões sobre categorias centrais de sua Epistemologia, tais como Razão, Dialética e Númeno. Em seguida, concebendo-a no quadro de um original pensamento dialético, abordamos a sua Epistemologia Química, analisando como o filósofo perscruta as dimensões da práxis química. Reservamos também um breve espaço para discutirmos sua original interpretação do materialismo químico. Posteriormente, apresentamos algumas das formas pelas quais categorias de seu pensamento vêm sendo apropriadas por pesquisadores da Educação Química; em seguida, analisamos como a categoria Educação se apresenta em Bachelard, no quadro de sua Pedagogia da Razão, refletindo, especialmente, sobre a concepção bachelardiana de Formação. Por fim, destacamos a relevância do pensamento bachelardiano, notadamente no que remete à sua concepção epistemológica enaltecedora da libertária, dinâmica e polêmica racionalidade humana. Vale ressaltar que as análises desenvolvidas neste trabalho foram fundamentalmente amparadas por categorias epistemológicas caras ao filósofo francês, como Dialética, Númeno, Razão, Racionalismo Aplicado, Real, Matéria, Materialismo, Construção, Objetivação, Trabalho, Retificações, Rupturas Epistemológicas, Perfis Epistemológicos, e Obstáculos Epistemológicos.