Banca de DEFESA: ELTON BERNARDO SANTOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELTON BERNARDO SANTOS DA SILVA
DATA : 14/12/2022
HORA: 14:30
LOCAL: sala 412 do Instituto de Física da UFBA
TÍTULO:

Identidades Encruzilhadas: o cruzo entre as identidades raciais e docentes de professores e professoras de química da cidade de Salvador-Bahia.


PALAVRAS-CHAVES:

Identidades Raciais. Identidades Docentes. Professores e Professoras de química. Histórias de vida. Ensino de Química.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

O espaço educacional, especificamente, o(s) ambiente(es) escolar(es), apresenta(m) múltiplos contextos férteis para compreendermos alguns dos problemas sociais presentes e (re)produzidos nesse(s) lugar(es). As problemáticas raciais são bons exemplos ilustradores desse contexto, que quando cruzadas às próprias dinâmicas da profissão docente, também dotadas de inúmeros problemas, questionamentos e descontentamentos, produzem afetações, violências e profundas implicações na prática profissional de
professores e professoras. Esta pesquisa, comprometida com as vidas, em especial, de professores e professoras de química, compreende a importância do registro, da escuta e da multiplicidade de sensações e de conhecimentos que podem emergir a partir das histórias de vida de docentes. As inspirações para o desenvolvimento dessa pesquisa surgem a partir das minhas próprias experiências profissionais como professor (negro) de química marcadas por (não) reconhecimentos e por inúmeros processos de (des)identificação profissional. Desse modo, o objetivo da pesquisa é compreender os cruzamentos entre as identidades raciais e as identidades docentes de professores e professoras de química atuantes na educação básica na cidade de Salvador-Bahia. Esta investigação se insere no campo da pesquisa qualitativa, sendo utilizado o método biográfico-narrativo, particularmente, a metodologia das Histórias de Vida. Considerando os últimos dados censitários do IBGE, segundo o critério raça/cor, a população de Salvador se autoclassifica em cerca de 82% como negra e 17% branca. Assim, convidamos quatro docentes de química, sendo dois docentes autodeclarados como negros/as, um pertencente ao gênero masculino e uma ao gênero feminino, e dois autodeclarados como brancos/as, cada um(a) pertencente ao gênero masculino e feminino. Os dados foram produzidos a partir do compartilhamento e da escuta das histórias de vida desses profissionais, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas realizadas virtualmente. Após esses encontros foram feitas as
transcrições e, posteriormente com o auxílio do método da análise temática, os dados biográficos foram interpretados. Os resultados demonstram que os corpos racializados fundamentam as identidades raciais negras e brancas. Existem relações de abebelidade nos modos como os docentes negros significam suas identidades raciais e entre as docentes brancas há reprodução de aspectos da branquitude crítica. As características das
identidades docentes são identificadas no contínuo processo que demarcam o trabalho e atuação docente, que é o tornar-se professor/professora dentro de conjunturas biográficas e contextos de transformações sociais, reformas educacionais e influências dos múltiplos processos envolvendo a formação docente. Além disso, as dimensões das identidades raciais se fazem presentes nas práticas profissionais, dentro e fora das aulas de química, promovendo cruzamentos e influências nas identidades docentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2450280 - KATEMARI DIOGO DA ROSA
Interna - ***.815.045-** - CLAUDIA DE ALENCAR SERRA E SEPULVEDA - UEFS
Externa ao Programa - 1887077 - PALOMA NASCIMENTO DOS SANTOS - UFBAExterna à Instituição - CLAUDILENE MARIA DA SILVA - UNILAB
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 14:54
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