Banca de DEFESA: NEIMA ALICE MENEZES EVANGELISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NEIMA ALICE MENEZES EVANGELISTA
DATA : 15/12/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Novas tecnologias genéticas: atitudes de jovens adultos brasileiros e
abordagem em sala de aula através de questão sóciocientífica


PALAVRAS-CHAVES:

Entendimento público; tecnologias genéticas; atitudes; questão sociocientífica; genética e saúde.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

O Projeto Genoma Humano (PGH) aproximou ainda mais o campo da genética da sociedade em geral e trouxe consigo a expectativa de que, desvendando-se a sequência do DNA, teríamos supostamente decifrado o código da vida. Porém, o que descobrimos foi a complexidade das interações dentro do sistema genético e do sistema genético com outros sistemas orgânicos e com o ambiente até a formação de um organismo, com todas as suas características. A partir desse impacto, pesquisas em saúde e medicina humana fazendo uso do conhecimento genômico ganharam força, trazendo consigo a ideia inicial do PGH de que os genes seriam responsáveis, se não exclusivamente, ao menos de maneira principal, pela determinação de muitos traços dos organismos, o que favoreceu uma visão determinista genética. Um desafio importante a esta visão decorre, contudo, dos limites que os desdobramentos do próprio PGH mostraram para a tentativa de entender as características humanas (e de outros organismos) somente com base no genoma. Coloca-se, assim, o desafio igualmente importante de incorporar na educação básica e superior uma compreensão do importante papel e dos limites da informação genômica no entendimento da saúde e medicina humana, o que se mostra especialmente importante diante da disponibilidade de tecnologias genéticas para uso pelas pessoas. A expansão das tecnologias genéticas possibilita que parte da população comece a ter acesso à sua utilização, trazendo a decisão do seu uso ou não para discussões da vida em sociedade. A presente tese busca investigar dois aspectos relacionados a esse campo, de um lado, perguntando-se quais as atitudes de jovens adultos brasileiros diante das tecnologias genéticas, e, de outro, realizando um estudo de desenvolvimento de uma proposta para abordagem em sala de aula das possibilidades e dos limites da informação genômica ao lidar com questões de saúde. Utilizamos o questionário PUGGS (Entendimento Público e Atitudes Acerca de Genética e Genômica, em tradução livre) para investigarmos as atitudes de jovens adultos brasileiros a respeito do uso de quatro novas tecnologias gênicas relacionadas à saúde humana: terapia gênica, testes genéticos, testes genéticos pré-natais, e medicina personalizada e farmacogenômica. Concluímos que esse grupo tem atitudes positivas em
relação ao uso e às aplicações dessas tecnologias, especialmente quando usadas para fins de saúde e quando há histórico de doenças na família. Esse achado nos levou a considerar a tendência desses jovens de aprovar o uso dessas tecnologias e até mesmo de submeterem-se a elas, por vezes sem nem mesmo ter ciência do que elas são e de quais possibilidades e limites trazem. Isso fez com que nos engajássemos num estudo de desenvolvimento de uma sequência didática sobre essas tecnologias, direcionada para aplicação para estudantes do Ensino Médio. Esta sequência é baseada em uma questão sociocientífica, usando como exemplo o caso da atriz Angelina Jolie, que se submeteu a um teste genético cujo resultado a levou a fazer uma dupla mastectomia. Provocamos, assim, discussões sobre tecnologias genéticas, aliadas a alternativas ao pensamento determinista genético, buscando capacitar estudantes para que entendam que o surgimento de características depende de complexas interações entre o sistema genético e ambientes em diferentes níveis (desde o interior da célula até os ambientes externos ao corpo humano). Aproximamos o caso da atriz à realidade da saúde brasileira, tornando a resolução do problema mais próxima ao contexto em que os/as estudantes estão inseridos, a fim de mobilizar conhecimentos científicos, filosóficos, éticos, culturais, políticos, econômicos que incidem sobre a tomada de decisões por esses cidadãos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1090422 - CHARBEL NINO EL HANI
Interna - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Interno - 2682594 - FABIO PESSOA VIEIRA
Externo ao Programa - 3161885 - CLAUDIO RICARDO MARTINS DOS REIS - UFBAExterna à Instituição - MARIA JÚLIA CORAZZA
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 14:16
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