Banca de DEFESA: THIAGO LEANDRO DA SILVA DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO LEANDRO DA SILVA DIAS
DATA : 01/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: RNP
TÍTULO:

ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA, QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS
E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA:
INVESTIGANDO PRINCÍPIOS E
PROTÓTIPOS EDUCACIONAIS


PALAVRAS-CHAVES:

educação das relações étnico-raciais, pesquisa em design educacional,
origem e evolução humana, ensino de biologia


PÁGINAS: 290
RESUMO:

Considerando a demanda social inscrita em termos legais para implementação de ações
educativas de combate ao racismo em todo currículo escolar, os problemas e controvérsias
relacionadas ao ensino de evolução humana e da sua vinculação às relações étnico-raciais
históricas e contemporâneas, assim como os impactos decorrentes no ensino e aprendizagem
de conteúdos biológicos e socialmente relevantes, buscamos com este trabalho investigar a
formulação de práticas educativas voltadas para as relações étnico-raciais no ensino de
evolução biológica humana. A partir da Pesquisa em Design Educacional como quadro
teórico e metodológico e com base nos pressupostos da educação antirracista, na abordagem
histórica do pensamento evolutivo no ensino de ciência e no uso de questões sociocientíficas
(QSC), este estudo objetiva investigar princípios de design de uma Sequência Didática (SD)
sobre origem e evolução humana concebida com o propósito de promover educação das
relações étnico-raciais por meio do uso de QSC no contexto do Ensino Médio de Biologia.
Destarte, objetivamos (1) analisar abordagens de evolução humana propostas para o Ensino
Médio - e as possíveis vinculações com a educação das relações étnico-raciais - por meio de
uma revisão sistemática das experiências didáticas relatadas nas dissertações e teses
publicadas nacionalmente; (2) investigar os saberes docentes emersos de uma experiência
colaborativa de ensino-aprendizagem sobre evolução humana como fonte para interlocuções
com a educação das relações étnico-raciais no planejamento de inovações educacionais; (3)
elaborar um quadro teórico e a sistematização de princípios de design usados como
fundamentos para a construção de uma SD e dos seus materiais educativos de apoio; (4)
analisar as potencialidades e limites dos princípios de design testados empiricamente a partir
da investigação de dois protótipos em salas de aula; e (5) elaborar um material curricular
educativo (MCE) a partir do uso de QSC conducentes à ação sociopolítica antirracista no
ensino de evolução humana. Cada objetivo específico orienta, respectivamente, a construção
de um dos capítulos dessa tese que apresenta-se em formato de coleção de artigos
(multipaper), os quais dialogam entre si desde a pergunta, fundamento e modalidade da
pesquisa. Com foco na fase preliminar da Pesquisa em Design, procedemos a análise do
contexto e das necessidades, o desenvolvimento de um quadro conceitual baseado na
literatura e nos saberes docente, tendo como produto a sistematização de quatro princípios de
design. Desenvolvemos também a fase de prototipagem que contemplou o desenho da
intervenção didática e a investigação de dois princípios de design testados empiricamente no
contexto real de sala de aula do Ensino Médio. Em função da pesquisa ter sido atravessada
pela pandemia de covid-19, investigamos dois protótipos da SD nos contextos de ensino
remoto/híbrido e presencial, em turmas de terceiro ano do Centro Territorial de Educação
Profissional da Bacia do Jacuípe II (Riachão do Jacuípe, Bahia). Com base nos resultados
empíricos que subsidiaram a validação de dois princípios de design, propomos um MCE e um
conjunto de QSC para o Ensino de Evolução Humana. Esperançamos que a nossa pesquisa
contribua para o alicerce de inovações educacionais que consigam articular objetivos para
educação das relações étnico-raciais com conteúdos específicos de evolução humana,
modalidades e estratégias pedagógicas próprias de uma educação científica contextualizada,
problematizadora e antirracista.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2086934 - JUAN MANUEL SANCHEZ ARTEAGA
Interna - ***.815.045-** - CLAUDIA DE ALENCAR SERRA E SEPULVEDA - UEFS
Interna - 2920919 - BARBARA CARINE SOARES PINHEIRO
Externa à Instituição - LIA MIDORI MEYER NASCIMENTO - UFS
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO LEANDRO BARZANO - UEFS
Externo à Instituição - DOUGLAS VERRANGIA
Notícia cadastrada em: 28/11/2022 08:55
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