PPGBIOCIENCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS (PPGBIOCIENCIAS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: IASMIN SOUZA LIMA

DISCENTE : IASMIN SOUZA LIMA
DATA : 09/12/2021
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde, UFBA (remota)

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE VARREDURA GENÔMICA E ASSOCIAÇÃO COM INFECÇÃO POR HELICOBACTER PYLORI

GWAS. Helicobacter pylori. Infecção.

A infecção pelo Helicobacter pylori provoca uma resposta inflamatória no hospedeiro e o desenvolvimento de várias doenças gástricas, como o câncer gástrico. Evidências na literatura indicam que a susceptibilidade à infecção pela bactéria está associada a fatores genéticos do indivíduo. Diversos estudos demostram que polimorfismos genéticos em genes relacionados a resposta imunológica possuem relação direta com a infecção por H. pylori. Entretanto, poucos Estudos de Associação Ampla do Genoma (GWAS) têm sido realizados. Até o momento não existem dados para a população brasileira tampouco para uma coorte de crianças. Portanto, este trabalho conduziu uma análise de varredura genômica em uma população Latino Americana miscigenada. Para isso, foram incluídas nesse trabalho 1.162 crianças que participam do Programa Social Changes, Asthma and Allergy in Latin America (SCAALA). O DNA foi extraído de amostras de sangue periférico usando o kit comercial Qiagen Flexigene. Variantes de nucleotídeo único (SNVs) para a população SCAALA foram genotipadas usando o painel comercial Illumina HumanOmni2.5-8. A detecção de infecção por H. pylori foi realizada usando um ensaio de imunização ligada a enzima (ELISA), seguindo as instruções do fabricante. A análise de regressão logística foi usada para examinar a associação com infecção por H. pylori, assumindo um modelo genético aditivo. Como resultado, encontramos 22 SNVs sugestivamente associados à infecção por H. pylori. Desse total, 2 polimorfismos se destacaram em nosso estudo. O primeiro sugestivo SNV foi rs77955022 (OR = 2,27; IC (95%) = 1,65 - 3,13; p=4.83-07), que está localizado no cromossomo 5 em uma região intrônica do gene EXOC3 (componente do complexo exocístico 3). O segundo SNV foi rs10914996 (OR = 0,61; CI (95%) = 0,50 - 0,74; p=8.97-07), que pode ser encontrado na região 1p35.1. Nossos dados sugerem que variantes de nucleotídeo único podem condicionar o indivíduo à infecção por Helicobacter pylori. Além disso, nosso trabalho, até o momento, é o único que traz análises de varredura genômica para infecção por H. pylori em uma população miscigenada e não adulta. No entanto, mais estudos devem ser realizados para melhor compreender os efeitos funcionais dessas variantes, bem como replicar esses achados em outras populações.

Presidente - 2316383 - CINTIA RODRIGUES MARQUES
Externo ao Programa - 2983099 - RYAN DOS SANTOS COSTA