PPGBIOCIENCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS (PPGBIOCIENCIAS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARTA MARIA SILVA

DISCENTE : MARTA MARIA SILVA
DATA : 28/05/2021
LOCAL: videoconferência RNP

Prevalência e distribuição dos sorotipos de Streptococcus agalactiae isoladas em gestantes do município de Vitória da Conquista-BA

Streptococcus agalactiae, virulência, sorotipo, PCR.

Streptococcus agalactiae ou estreptococos do grupo B, são bactérias em forma de cocos, dispostas predominantemente em cadeias, Gram positivas, catalase e oxidase negativas. Podem residir comensalmente nos tratos gastrointestinal e geniturinário de humanos, mas apresentam potencial de desencadear infecções graves. Em neonatos, é um dos motivos mais relevantes de morbidade e mortalidade. As manifestações da doença podem variar entre sepse, pneumonia e meningite. O polissacarídeo capsular representa o mais relevante fator de virulência e determina a classificação dos 10 sorotipos já descritos. Este trabalho configura um recorte de um estudo mais amplo, cujo objetivo foi determinar a prevalência dos sorotipos de 34 cepas de Streptococcus agalactiae isoladas de gestantes colonizadas no município de Vitória da Conquista – BA. Foram utilizadas as técnicas moleculares de sorotipagem, via PCR multiplex e eletroforese em gel. O sorotipo Ia foi o mais prevalente 44,11% (15/34), seguido pelos sorotipos Ib, 26,47% (9/34) e II, 8,82%, (3/34). O sorotipo IX foi o menos prevalente 2,94%, (1/34). Cepas não tipáveis representam 17,64% (6/34). Este estudo apresentou os primeiros dados de distribuição e prevalência de sorotipos de SGB no município que fortalece os dados já encontrados da prevalência de colonização nas gestantes e o perfil de sensibilidade, auxiliando de modo significativo os gestores locais na tomada de decisões para implementação de ações que minorem a transmissão vertical deste microrganismo, corroborando ainda para diminuição de impactos na saúde e na economia do município.

Presidente - 1739574 - MARCIO VASCONCELOS OLIVEIRA
Interno(a) - 2315391 - FABRICIO FREIRE DE MELO