PPGBIOCIENCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS (PPGBIOCIENCIAS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANA MARQUES BOTELHO

DISCENTE : ANA MARQUES BOTELHO
DATA : 18/12/2020
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE GALACTAGOGA DO EXTRATO ETANÓLICO DE Valeriana officinalis LINN E DA SUA FRAÇÃO DICLOROMETANO, EM MODELO EXPERIMENTAL COM RATAS

Leite materno, ratas Wistar, lactação, Valeriana, hipogalactia.

O leite materno é um alimento completo e adequado para a grande maioria dos recém-nascidos, apresentando diversos benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. No entanto, algumas mulheres apresentam hipogalactia causada por situações como parto prematuro, re-lactação, disfunções metabólicas e problemas psicológicos relacionados ao estresse. Nesse contexto, alimentos, medicamentos e plantas medicinais com propriedades galactagogas são utilizados para aumentar a produção de leite. Valeriana (Valeriana officinalis L.) é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades sedativas, sendo por isso comumente utilizada por lactantes como alternativa para tratar estados de ansiedade, comuns durante a amamentação. O objetivo do presente estudo foi avaliar a atividade galactagoga do extrato etanólico de V. officinalis (EEVO) e da fração diclorometano (FD), em modelo experimental animal. Ratas Wistar lactantes foram tratadas durante 17 dias, por meio de injeção intraperitoneal com 0,2ml de água destilada, EEVO (12,5; 25, 50; 100 e 200 mg/Kg) e FD (25 e 50 mg/kg). Ganho de peso diário e total da ninhada, estimativa de produção de leite, composição bioquímica do leite, análise histológica das glândulas mamárias e concentração de prolactina e ocitocina foram avaliadas. O grupo EEVO (50 mg/Kg) obteve os melhores resultados entre as substâncias testadas, com aumento ganho de peso diário e total dos filhotes (p < 0,05), da concentração de proteínas (31,02 %) e triglicerídeos totais (27,94 %) do leite (p < 0,05), bem como maiores concentrações de prolactina sérica (43,41 %) e na glândula mamária ( 25,85 %) (p < 0,05). Houve diminuição dos níveis de ocitocina tanto na neurohipófise, quanto no soro (p < 0,05). Também foi observado uma diminuição de células epiteliais alveolares em fase de involução (p < 0,05), aumento do número de lóbulos e vasos sanguíneos. FD (25 e 50 mg/kg) aumentou ganho de peso total dos filhotes (9 e 11,79 %, respectivamente), proteínas (77,88 e 89,32 %, respectivamente) e triglicerídeos totais (263,24 e 292,02 %, respectivamente). FD (50 mg/kg) aumentou o número de alvéolos e lóbulos (p < 0,05). Assim, o extrato e a fração de diclorometano da raiz de Valeriana officinalis apresentaram atividade galactagoga, por meio do aumento do ganho de peso da ninhada como reflexo do aumento das concentrações de proteínas e triglicerídeos do leite, e por manter uma glândula mamária mais ativa e secretora no final do experimento. Provavelmente esses efeitos foram causados pelo aumento dos níveis de prolactina promovido por fitoestrógenos no extrato etanólico. Deste modo, a Valeriana é uma fonte promissora para o uso como fitoterápico galactagogo por lactantes, porém, mais estudos avaliando os mecanismos de ação e toxicidade devem ser realizados para justificar o seu uso seguro por lactantes.

Presidente - 1553274 - REGIANE YATSUDA
Interno - 1561874 - LUCAS MIRANDA MARQUES