PPGBIOCIENCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS (PPGBIOCIENCIAS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BRENDA OLIVEIRA LIMA

DISCENTE : BRENDA OLIVEIRA LIMA
DATA : 13/10/2020
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde

Avaliação da atividade antimicrobiana do extrato etanólico, frações e subfrações da folha de Schinopsis brasiliensis Engler sobre Streptococcus mutans UA159

Cárie, Streptococcus mutans; plantas medicinais; Schinopsis brasiliensis Engler; antimicrobiano; biofilme, acidogênico; acidúrico

A cárie é uma doença oral multifatorial e infecciosa que afeta a maioria da população mundial ao longo da vida. Streptococcus mutans é um dos principais agentes etiológicos para a formação do biofilme dental devido a sua capacidade de adesão, acidogenicidade e aciduricidade, que são os principais fatores associados à cariogenicidade. As plantas medicinais podem ser uma alternativa para obtenção de agentes antimicrobianos que possibilitem o controle de biofilmes microbianos. Neste contexto, a Schinopsis brasiliensis Engler conhecida popularmente como Braúna, tem sido bem apreciada localmente na medicina popular, devido a existência de compostos químicos que possuem atividade biológica, principalmente antimicrobiana. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana do extrato etanólico, frações e subfrações das folhas de S. brasiliensis contra S. mutans UA159. Para isso, foram realizados os testes de concentração inibitória mínima (MIC), concentração bactericida mínima (MBC) e concentração inibitória mínima de adesão (MICA). A atividade do extrato etanólico (2 g/mL) foram avaliadas em relação à inibição da formação de biofilme, seus efeitos sobre a glicólise e a permeabilidade da membrana à prótons, e análise da formação dos polissacarídeos. Os menores valores de CIM (31,25 μg/mL) foram obtidos com o extrato etanólico, diclorometano, H3 e D4. A fração butanol e a D4.11 não apresentaram CIM na concentração máxima testada. Em relação à CBM, foi demonstrada atividade bactericida no extrato etanólico, hexano, diclorometano, acetato de etila, H2, D2, D3, D4, D4,8 A1 e A2. Butanol, H1, H3, H4, D4.11, D4.12, D4.13 A3 e A4 não demonstraram CBM na máxima concentração testada de 1000 μg/mL. Nas análises da formação dos biofilmes, o tratamento com o extrato etanólico reduziu a biomassa, glucanos insolúveis e solúvel em álcali em comparação com o biofilme do controle (p < 0,05). O extrato etanólico afetou a produção de ácido do biofilme (p < 0,05), porém não alterou a tolerância ácida das células de S. mutans UA159 em biofilmes. Este é o primeiro relato de atividade antimicrobiana do extrato etanólico de S. brasiliensis contra o biofilme de Streptococcus mutans. Assim, o extrato etanólico, frações e subfrações das folhas de S. brasiliensis demonstraram potencial terapêutico para o uso na prevenção da formação da cárie dental, pois apresentou atividade antimicrobiana e inibiu importantes fatores de virulência de S. mutans UA159. Assim, estudos devem ser realizados para aprofundar os conhecimentos sobre o mecanismo de ação desses antimicrobianos e quais compostos são ativos contra S. mutans.

Presidente - 1553274 - REGIANE YATSUDA
Interno - 1561874 - LUCAS MIRANDA MARQUES