PPGBIOCIENCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS (PPGBIOCIENCIAS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LORENA ALVES DE OLIVEIRA SILVA

DISCENTE : LORENA ALVES DE OLIVEIRA SILVA
DATA : 05/12/2019
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde

Desenvolvimento de sistemas nanodispersos contendo peróxido de Carbamida para clareamento dental

Clareamento dental; peróxido de carbamida; microemulsão; validação de método analítico

O crescimento no ramo da odontologia estética tem aumentado, em consequência da exigência no padrão estético do sorriso. Um sorriso saudável e bonito melhora a autoimagem e confiança, e está diretamente associada a busca por dentes mais brancos, o que torna o clareamento dental um procedimento bastante requisitado na atualidade. O clareamento consiste no resultado de uma complexa interação física e química entre o dente e o agente causador do manchamento. Quando se pensa em desenvolvimento de novos produtos, a nanotecnologia tem sido apontada como a revolução tecnológica, que despertou um enorme interesse na comunidade científica ao longo das últimas décadas, sendo um dos principais focos das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todos os países. As microemulsões (MEs) são sistemas nanotecnológicos, termodinamicamente estáveis, isotrópicos, dispersos que consistem em dois líquidos imiscíveis. A validação de método analítico, no controle de qualidade de produtos farmacêuticos, é demonstrar que o método é apropriado para determinada finalidade, ou seja, a determinação quantitativa de fármacos. Neste trabalho foi caracterizado e avaliado a estabilidade sistemas nanotecnológicos contendo peróxido de carbamida 16% para clareador dental, com potencial de permeação nos canalículos dentinários a fim de otimizar o processo de clareamento. A formulação selecionada, a partir do diagrama de fases, foi incorporada o peróxido de carbamida a 16% e em seguida caracterizada (microscopia óptica, pH, tamanho de partículas, índice de polidispersividade, potencial zeta, condutividade). A formulação também foi submetida ao estudo de estabilidade preliminar e acelerada. Validou o método para quantificação do peróxido de carbamida, conforme a RDC 166 - ANVISA. O produto contendo Peróxido de Carbamida 16% obteve valores de pH de 5,86 ± 0,05; potencial zeta de -6,38 ± 0,37 mV; tamanho de gotículas de 22,52 ± 0,37 nm; Índice de Polidispersividade de 0,164 ± 0,02 e Condutividade de 0,1063 ± 0,001 µs/cm. O perfil reológico das amostras analisadas apresentou-se com comportamento tixotrópico. O produto apresenta-se estável.

Externo ao Programa - 1553664 - ADRIANO MAIA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2585200 - ANGELICA FERRAZ GOMES