PPGBIOCIENCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS (PPGBIOCIENCIAS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MAIARA PRATES DE ALMEIDA

DISCENTE : MAIARA PRATES DE ALMEIDA
DATA : 06/12/2019
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde

Obtenção de comprimidos contendo extrato hidroalcoólico spray dried padronizado de Lippia alba (Miller) N. E. Brown

extrato hidroalcoólico, Lippia alba, comprimidos

A Lippia alba (Miller) N. E. Brown é uma das espécies promissoras ao desenolvimento de um novo medicamento. É popularmente conhecida como erva-cidreira e diversos estudos farmacológicos foram realizados avaliando tanto a atividade dos seus óleos essenciais, quanto dos extratos das folhas dos seus diferentes quimiotipos. Dentre as atividades farmacológicas da planta estão antiulcerogênica, antiespasmódica, anestésica e sedativa, além de antioxidantes e antibacteriana. A Lippia alba apresenta como constituintes fixos desde iridoídes, flavonoídes e também fenilpropanoídes. O acteosideo é um composto glicosilado, um fenilpropanoíde presente na Lippia alba, em quantidades superiores a outras substâncias, podendo ser um marcador analítico para a planta. Suas ações farmacológicas constam desde atividade antioxidante, ansiolíticas e até neuroprotetiva. O presente estudo objetiva o desenvolvimento e caracterização fisíco-química de comprimidos obtidos a partir do extrato hidroalcoólico de Lippia alba seco por spray dried. Análises de modelagem molecular das estruturas de 15 compostos identificados e quantificados para a planta foram submetidas à avaliação das atividades ansiolíticas e sedativas com o auxílio do programa PASS. Foi realizada a secagem por spray dried do extrato hidroalcoólico da planta (SDLA), o cálculo do índice de Carr (IC) e razão de Hausner (RH) do pó obtido. Como também, o desenvolvimento de formulações com os extratos padronizados e a análise do ângulo de repouso para a formulação escolhida. A compressão se deu por via direta e posteriormente analisaram-se os parâmetros de peso médio, friabilidade, dureza e desintegração dos comprimidos. Foi validado método analítico por CLAE, para quantificação do acteosideo. O teste de solubilidade do insumo farmacêutico ativo, o extrato, foi realizado a partir da quantificação do acteosideo exposto em meio aquoso com variação de pH de 1,0 a 6,8 após 24h. Realizou-se o doseamento do extrato e do comprimido, e também a dissolução do produto final. Sugere-se através das análises dos resultados obtidos com a predição do servidor PASS uma possível ação ansiolítica do acteosídeo devido à inibição da enzima GABA-transaminase. O extrato SDLA 7 apresentou excelentes resultados para o IC e RH, sendo o escolhido para o desenvolvimento. Os comprimidos obtidos foram aprovados quanto aos testes de peso médio, dureza, friabilidade e desintegração. O método validado utilizou metanol e ácido fórmico 0,9% (1:9), com faixa de trabalho variando de 2,10 a 18,90 µg/mL, analisados a 325 nm. A linearidade, precisão, seletividade, robustez, exatidão e limites de quantificação e detecção apresentaram-se de acordo as diretrizes vigentes. O teste de solubilidade apresentou melhores resultados no meio HCl 0,1M. O doseamento do extrato e comprimido foi aprovado, assim como a dissolução do produto desenvolvido.

Externo à Instituição - ANDRE LUIS MORAIS RUELA - UFOP
Interno - 1861045 - JULIANO GERALDO AMARAL