PPGBIOCIENCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS (PPGBIOCIENCIAS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MAGDA SOUZA VIANA

DISCENTE : MAGDA SOUZA VIANA
DATA : 28/11/2019
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde
RECURSOS FOTÔNICOS PARA INIBIÇÃO MICROBIANA E ESTIMULAÇÃO DA FERMENTAÇÃO EM MOSTO DE UVAS ROXAS PARA FABRICAÇÃO DE VINHO TINTO: AVALIAÇÃO DO PROCESSO INICIAL

Vinho, uvas, LED, fermentação, fotoestimulação

O vinho é considerado uma bebida alcoólica resultante da fermentação da uva. Para isso, durante o processo de sua produção, várias reações químicas são provocadas pelas leveduras, transformando os açúcares presentes na fruta em álcool e posteriormente dando origem a bebida. A obtenção de vinho de qualidade depende de uma série de pré-requisitos, dentre estes, fatores ambientais e intervenção humana que, quando otimizados, resultam em um aumento significativo da qualidade do processo inicial e consequentemente em melhoria do produto final. Neste cenário, a busca por melhorias no processo de produção do vinho vem sendo estudadas, uma delas, analisada por este trabalho é a aplicação da fotoestimulação, visto que a luz é capaz de acelerar o metabolismo da levedura levando a redução no tempo gasto na fermentação sem alterar a qualidade da bebida, como já comprovado em estudos com cerveja. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos de Diodos Emissores de Luzes (LEDs) na seleção microbiana, no rendimento e produtividade da fermentação durante o processo inicial de produção de vinho tinto. Os reatores fotônicos utilizados no processo foram confeccionados com quatro fitas de LED RGB (Red – Green – Blue) (MSS LED Lightining Co., Ltda., Shenzhen, Guangdong, China) medindo 10 cm de comprimento, essas fitas foram fixadas nas paredes externas de um tubo de ensaio de vidro de 12 x 100 mm. Cada fita continha 6 LEDs RGB, perfazendo o conjunto um total de 24 LEDs RGB. Os reatores foram inseridos em elermayer contendo mosto de uva com leveduras do gênero Saccharomyces, isoladas das próprias uvas. Para grupos que foram avaliados a capacidade microbiológica, foi utilizada a luz LED azul e para os grupos que foram avaliados a produtividade e rendimento da fermentação, foi utilizada a luz vermelha. Para que não houvesse interferência da luz ambiente, em todos os grupos irradiados com luz o erlenmeyer contendo o mosto foi totalmente recoberto por papel filme. Ao realizar as análises intergrupos, pode-se observar que o LED foi eficiente na diminuição bacteriana principalmente nos tempos de 48 e 72 horas de aplicação, mostrando diferença estatística significante (p < 0,001) quando comparados a todos os tempos do grupo Puro (P24h, P48h e P72h) e aos tempos de 24 horas do grupo Metabissulfito (M24h). Outro ponto positivo foi o teor alcoólico obtido nas amostras que foram irradiadas com LED vermelho de 525nm, estas obtiveram resultados superiores quando comparados a todos os demais grupos (p < 0,001) no tempo final avaliado de 72 horas, mostrando que a luz estimula produção de etanol pelas leveduras. Assim percebe-se que a utilização das luzes azul (460 nm) e vermelha (630 nm) tem efeito positivo em mostos de uvas tanto na parte de descontaminação microbiológica quando na obtenção de etanol, podendo assim ser utilizada como uma técnica inovadora como forma de aprimorar e facilitar a produção de vinho tinto.

Externo ao Programa - 2861311 - BRUNO LOPES BASTOS
Interno - 1564303 - FRANCINE CRISTINA SILVA ROSA