PPGBIOCIENCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS (PPGBIOCIENCIAS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUANA ANDRADE MENDES SANTANA

DISCENTE : LUANA ANDRADE MENDES SANTANA
DATA : 27/05/2019
LOCAL: Ims-ufba

IDENTIFICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO DE RESISTÊNCIA E

PATOGENICIDADE DE Enterococcus spp. EM AMOSTRAS DE DOADORAS DO BANCO DE LETE

Palavras-Chave: Leite humano. Enterococcus spp. Virulência.

O leite humano (LH) é a fonte alimentar primordial para os recém-nascidos (RNs) e lactentes. Frequentemente, RNs internados necessitam de suporte nutricional de um Banco de Leite Humano (BLH).  Considerando a rica composição de nutrientes do LH, o leite humano ordenhado (LHO) pode se tornar um excelente meio de cultura para o desenvolvimento de diversos microrganismos. No BLH, o LHO doado precisa passar por rigoroso controle de qualidade microbiológico para ser disponibilizado. As possíveis causas de elevação da quantidade de microrganismos no leite humano podem estar relacionadas com as técnicas inadequadas de coleta, com condições de higiene da doadora e dos utensílios utilizados e com a forma de conservação do alimento. Entre os microorganismos associados a importantes infecções de RNs, e que podem ser contaminantes de amostras de LHO, estão as espécies pertencentes ao gênero Enterococcus que podem advir da microbiota do trato gastrointestinal e pele de doadoras saudáveis. Essas espécies podem ser patogênicas para os recém-nascidos com vulnerabilidade imunológica e precisam, portanto, serem efetivamente inativadas pelo processo de pasteurização realizado no BLH. Diante da importância de Enterococcus spp. em patologias humanas, sobretudo em neonatos, o objetivo do estudo foi identificar e caracterizar resistência e patogenicidade destes microorganismos no leite materno do BLH do Hospital Municipal Esaú Matos de Vitória da Conquista, associando às condições higiênico-sanitárias das doadoras, a fim de traçar alternativas que impeçam a difusão em ambiente hospitalar. Foram coletadas amostras da região mamilo-areolar e mãos das doadoras, com a utilização de swab estéril único, e alíquotas e leite cru e leite pasteurizado. Os isolados de Enterococcus spp. foram identificados através de técnicas microbiológicas de cultivo e antibiograma (segundo recomendações preconizadas pelo CLSI 2017) de forma convencional, aliado ao uso do meio cromogênico Chromagar Orientation (BD™ CHROMagar™ Orientation). Posteriormente, foram realizados testes de biologia molecular para pesquisa de confirmação de resistência. Foram identificados espécimes de Enterococcus spp. em 30% das doadoras, obtendo um total de 11 isolados. Destes, 63,6% foram oriundos de amostras de swab e 36,4% de LHC. Nas amostras de leite humano pasteurizado não houve detecção de Enterococcus spp. Em relação ao teste de susceptibilidade aos antimicrobianos, os isolados foram sensíveis a Ampicilina, Linezolida e Vancomicina. Observou-se perfil de resistência frente à Penicilina, Norfloxacino e Nitrofurantoína em 18 % dos isolados, separadamente, 9% de resistência a Ciprofloxacino e 63% para Tetraciclina. Os fatores de virulência foram identificados em 63% dos isolados para o gene efaA (Antígeno A) e 27% apresentaram genótipo para o gene ace (Adesina de Colágeno). O presente estudo apresentou a responsabilidade do controle microbiológico pelo Banco de Leite Humano e a necessidade de traçar alternativas para impedir a chegada de espécies de Enterococcus spp. em ambiente hospitalar (dispersão de patógenos comunitários em ambiente hospitalar, e vice-versa), possivelmente como causadores de infecções neonatais importantes que aumentam o tempo de internamento e, consequentemente, os custos do serviço de saúde.

Presidente - 1739574 - MARCIO VASCONCELOS OLIVEIRA
Interno - 1561874 - LUCAS MIRANDA MARQUES