Banca de DEFESA: MARIA RAFAELA OLIVEIRA FRANÇA DE SOUSA

DATA : 09/07/2021
LOCAL: virtualmente

RACISMO E DEMOCRACIA DIGITAL: discursos que atravessam a escola

Ciberdemocracia; Racismo; Cibercultura; Imagem; Meme.

A escola enquanto espaço de circularidade também é marcada pelas influências da internet trazendo em um só lugar dimensão virtual e física. Adentrar a escola enquanto lócus de pesquisa também é compreender como o discurso da democracia chega até os estudantes de ensino médio, impactando ou influenciando suas representações sobre o que significa ser negro no Brasil. Foram utilizados os métodos etnográficos e netnográficos, busco apresentar o campo, nesse caso a escola e os seus atores sociais. No segundo capitulo tento traçar os conceitos de democracia digital, cibercultura, cultura de digital. No terceiro capítulo, pretendo aprofundar a análise dos discursos produzidos nas redes sociais e como esses discursos chegam até a escola. Buscaremos a partir dos dados coletados no campo e através das ferramentas metodológicas da netnografia, como se dá o processo de percepção e construção da identidade desses jovens afrodescendentes mediado pelas tecnologias digitais, imagens e narrativas em pixels.

Externa à Instituição - ELAINE CRISTINA MORAES SANTOS
Presidente - 2354741 - JAMILE BORGES DA SILVA