Banca de QUALIFICAÇÃO: MACAULAY PEREIRA BANDEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MACAULAY PEREIRA BANDEIRA
DATA : 29/05/2024
LOCAL: Centro de Estudos Afro-Orientais

CAMPUS DOS MALÊS: ENTRE RESISTÊNCIA E CAMINHOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO. REFLEXOS LOCAIS DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA ÁFRICA

Campus dos Malês. Diásporas Africanas. Cooperação Sul-Sul. Política Externa Brasileira para África.

O presente trabalho busca produzir um balanço sobre o desenvolvimento da internacionalização e integração do Campus dos Malês, campus da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), localizado em São Francisco do Conde-Bahia. A partir dos mecanismos de acolhimento de estudantes nacionais e internacionais, das condições de produção de conhecimento e do lugar dos Campus dos Malês na cooperação educacional entre Brasil e África, o trabalho busca identificar de que maneira os agentes locais têm exercido estratégias para efetivar a missão específica da UNILAB enquanto instituição. A abordagem metodológica é qualitativa, entrevistas semi-estruturadas e análise documental são as técnicas de pesquisa utilizadas. As contribuições da pesquisa pretendem endossar uma agenda de pesquisa que tenha o Campus dos Malês como unidade analítica para apreender criticamente a cooperação Sul-Sul, o conceito de Sul-Global, lusofonia e as diásporas africanas.

Interna - ***.109.435-** - CRISTIANE SANTOS SOUZA - UNILAB
Interno - ***.388.367-** - MARCIO ANDRÉ DE OLIVEIRA SANTOS - UERJ